Especialistas e seguradoras desmentem o mito de que as mulheres motoristas são um perigo nas ruas; ao contrário, para elas, o seguro chega a ser 30% mais barato que para os homens divorciados e solteiros
Existem muitos mitos envolvendo a barbeiragem no trânsito. O maior de todos, sem dúvida, é que a mulher é pior motorista que o homem. Esse é um dos fatores que apontam para as seguradoras as chances que um motorista tem de ser um ‘barbeiro’. Os outros critérios são idade e estado civil e, nesse quesito, os divorciados saem na pior.
Algumas empresas de seguro cobram mais caro para o homem mais velho que está divorciado do que para um jovem com mais de 25 anos solteiro. O perfil do condutor é responsável por definir 50% do valor do seguro. A outra metade é definida pela característica do carro, como marca e ano.
“Nesses casos, ou o valor do seguro sobe bastante de um ano para o outro ou a seguradora pode se negar a renovar o contrato”, afirmou Flávio Aires, proprietário da seguradora.
Outro mito é de que é fácil tirar uma CNH. Dados da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) apontam que 1.100 motoristas são reprovados todos os meses nas provas teóricas e práticas exigidas para retirar Habilitação. O número representa quase metade dos 1.400 que são aprovados por mês.
Multas. O delegado do Ciretran, Reinaldo Ribeiro Checa Júnior, disse ainda que por mês 450 condutores têm a CNH suspensa por extrapolarem os 21 pontos permitidos em multas no ano.
Outros 25 têm a Habilitação cassada e ficam proibidos de dirigir por 2 anos. “A maioria dos motoristas que tem a CNH cassada é porque recebeu uma multa no período em que estava com Habilitação suspensa”, afirmou Checa.
Uma coisa é verdade dentro do universo de afirmações que envolvem o trânsito --é preciso ter paciência e respeitar as regras. A psicóloga Sheila Mendes Rocha, atende pacientes que têm medo de dirigir e motoristas profissionais, que lidam com o trânsito a maior parte do dia. “É muito importante que a pessoa estejam preparadas não só tecnicamente, mas psicologicamente e fisicamente antes de assumir o volante”, afirmou. “Se você estiver com um problema muito sério na cabeça é melhor pedir uma carona para um amigo”.
Preparação. Para melhor preparar os futuros motoristas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) baixou em 2010 uma resolução que tinha o objetivo de tornar mais completo o curso oferecido nas auto-escolas. A regra definiu que 4 das 20 horas/aulas práticas exigidas por lei para obtenção da Habilitação devem ser realizadas à noite. Auto-escolas não comentam o assunto.
Prefeitura mantém núcleo de educação A Prefeitura possui um NET (Núcleo de Educação para o Trânsito) que tem como objetivo conscientizar os motoristas. Alça da Secretaria de Transportes, o núcleo faz abordagens nas ruas, visita escolas, empresas e até bares para explicar as leis de trânsito e a importância delas serem respeitadas.
O NET trabalha hoje com nove projetos e três campanhas de educação junto à população. Entre as mais populares estão ‘Volta as Aulas’ e ‘Para não dar Zebra’.
O núcleo realiza amanhã um simpósio que vai debater temas relacionados ao trânsito com 200 estudantes.
O evento começa as 14h na Câmara e termina às 17h. Durante o encontro, será exibido uma rádio novela elaborada pelos próprios alunos que trata sobre o trânsito.
A Secretaria de Transportes informou que além da educação trabalha com os motes de engenharia e fiscalização para tornar o trânsito mais seguro e eficiente. Dentro da engenharia está previsto a criação de três grandes corredores: Banhado, Ressaca e Cambuí. Juntos eles vão criar um ‘cinturão’ viário na cidade.
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