O guaraná que produzimos aqui na Bahia é de tão boa qualidade quanto o da Amazônia. Atualmente, a nossa luta é para alcançar melhores preços e atrair indústrias de beneficiamento para o Baixo-Sul”. A declaração é do produtor rural e secretário de Administração de Taperoá, Pedro Azevedo, ao final da 1ª Expo Inter Guaraná no município, que reuniu produtores de guaraná, pesquisadores e extensionistas da Ceplac e EBDA e contou com a participação do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, presidente da Câmara Setorial do Guaraná no Estado.
O secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia assumiu compromisso de reativar a agroindústria do município de Nilo Peçanha, construída com recursos do Governo Federal para ajudar a estruturação do mercado do guaraná. Além disso, visitou algumas indústrias de beneficiamento de guaraná nos municípios do Baixo Sul: Valença, Nilo Peçanha e Taperoá.
Salles também se comprometeu chefiar missão técnica a Manaus, capital do Amazonas, juntamente com o prefeito de Taperoá, Antonio Fernando Brito Pinto, e produtores para negociar a instalação de planta industrial na Bahia do maior fabricante de refrigerantes do País. “Taperoá é o maior município produtor de guaraná da Bahia, que é o maior produtor do Brasil e não temos uma fábrica para agregar valor ao produto”, declarou Eduardo Salles, que representou o governo estadual no evento encerrado no Sete de Setembro.
postado por Daniel Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário