Para garantir a segurança dos milhares de fiéis que visitarão Aparecida no dia 12, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento no município e usar novas tecnologias para o combate ao crime. A estimativa é de que 200 mil romeiros participem das comemorações do dia da Padroeira do Brasil.
A ‘Operação Aparecida’ terá o reforço de 500 policiais militares, além da inédita utilização do sistema ‘Olho de Águia’, em que uma câmera é acoplada ao helicóptero da corporação e permite o monitoramento da cidade.
As imagens, captadas do alto pela aeronave, serão encaminhadas, em tempo real, para a central móvel de monitoramento. O helicóptero da PM atuará em conjunto com duas motolinks.
Pelo segundo ano consecutivo, o esquema de segurança vai contar com o apoio do sistema de monitoramento por câmeras da PM de Aparecida, são 34 equipamentos. O Santuário Nacional tem cerca de 170 seguranças e 56 câmeras (fixas e móveis).
A operação, iniciada no dia 12 de setembro, vai ser encerrada na primeira quinzena de dezembro.
O aparato do ‘Olho de Águia’, porém, será empregado no próximo dia 12.
A corporação vai criar pontos em que o romeiro vai poder registrar boletins de ocorrência da PM e até levar uma cópia impressa para casa. A principal preocupação é com furtos.
“Há uma grande concentração de pessoas na cidade e é claro que isso atrai também os ‘romeiros do mal’, são pessoas que tentam praticar crimes na cidade, sabem que geralmente o romeiro vem com dinheiro”, disse o comandante da PM no Vale Histórico, tenente coronel Tobias Teodoro Nogueira.
Plantão. A Polícia Civil deve enviar 60 homens para o reforço a segurança em Aparecida. A ideia é realizar rondas com equipes especializadas e manter os plantões policiais com um efetivo maior.
“Há quem vá para Aparecida rezar, pagar promessa, mas tem também bandidos infiltrados entre os romeiros”, disse Edilzo Correia Lima, do comando da Polícia Civil.
postado pro Daniel Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário