segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO - TODA SEGUNDA FEIRA COM O Prof. DOUGLAS MORAIS

Agradeço o convite do Daniel Pereira para comentar sobre o ensino do Brasil.  A cada semana vou apresentar ao leitor uma Escola Técnica, uma Faculdade ou Universidade e hoje vou iniciar com a Univap, não daria para comentar sobre tudo, mas através do site www.univap.br o amigo interessado terá mais informações.
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, reconhecida pelo Ministério da Educação pela portaria no. 510 de 1º de abril de 1992, é uma referência de excelência em educação/ensino para São José dos Campos e região. Sua história teve início em 2 de janeiro de 1954, após a assinatura do Decreto Presidencial nº. 34.889 que permitiu o início das atividades da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba.
Enquanto a Faculdade de Direito deu seus primeiros passos em São José dos Campos, firmando-se no cenário jurídico da região e do Estado, novas indústrias também começaram a se instalar no município. Apesar do acelerado crescimento e novas oportunidades de trabalho, outros cursos e outras especialidades de ensino continuavam a ser solicitados pela sociedade e principalmente pelas indústrias, que a cada dia se estabeleciam em maior número por toda a região de São José dos Campos. Diante desses fatos, membros da Sociedade Civil Mantenedora da Escola de Comércio de São José dos Campos, não apenas cederam suas instalações para que tivesse início o funcionamento da então recém-criada Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, assim como tiveram idéia de criar e implantar, em novembro de 1959, o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE) cujo objetivo, num primeiro momento, foi prover as necessidades da nova faculdade e, a seguir, criar condições para instalação e manutenção de novos estabelecimentos de ensino no município, tanto em nível superior quanto secundário, normal e primário, além de cursos de aperfeiçoamento e extensão, visando dessa forma oferecer reais oportunidades de estudo à população.
No que diz respeito ao ensino superior, foram criadas as seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Vale do Paraíba (1961); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1966); Faculdade de Engenharia de São José dos Campos (1967); Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1969); Faculdade de Serviço Social (1969). Em dezembro de 1981 o Conselho Federal da Educação (CFE) aprovou a criação das Faculdades Integradas de São José dos Campos, sendo constituídas pelas unidades denominadas Faculdade de Ciências Humanas (com os cursos de Ciências Sociais, História, Letras e Pedagogia), Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (com os cursos de Direito, Ciências
Econômicas e Serviço Social) e Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo).
A Univap é mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) criada em 24 de agosto de 1963, visando constituir novos cursos de aprendizado em todos os níveis, além de incentivar a pesquisa e a investigação científica em prol do desenvolvimento da região e do país. A FVE é uma entidade jurídica de direito privado, comunitária e sem fins lucrativos, sendo administrativamente composta por um Conselho Deliberativo, Presidência, Conselho Diretor e Conselho Curador.
A Univap é a única instituição de ensino do Vale do Paraíba a abranger todas as etapas da formação educacional do ser humano, isto é, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, seguida pela Graduação, nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia, até a Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades de Atualização, Extensão e Especialização e a Pós-Graduação Stricto Sensu, nas modalidades de Mestrado e Doutorado.
Com sua sede principal localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, a FVE/Univap possui na atualidade, neste mesmo município, os campi Centro, Urbanova e Aquarius; na cidade de Jacareí, o Campus Villa Branca; em Caçapava, o campus Caçapava e em Campos do Jordão, o campus Platanus. Os prédios da Universidade foram projetados com arquitetura funcional e moderna, com infraestrutura adequada às necessidades de seus usuários e com equipamentos apropriados para o bom funcionamento de seus laboratórios, salas de aula e auditórios, contribuindo para que o processo ensino-aprendizagem se concretize de maneira efetiva e venha atender às necessidades acadêmico-científicas de professores e alunos e de formação contínua da comunidade regional.
                                   matéria do seu amigo Douglas Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário