sábado, 25 de dezembro de 2010

COMO APLICAR SEU RICO DINHEIRINHO EM 2011

Identificar seu perfil de risco, entender regras bancárias, acompanhar a performance de grandes empresas e apostar em aplicações rentáveis — para quem não está familiarizado com o nervoso ambiente do mercado financeiro, esses requisitos podem ser um desafio. Por isso, antes de perder dinheiro com movimentações desajeitadas, vale buscar um gestor para seus recursos que ajude na administração, com isenção.
Um caminho para os investidores iniciantes é buscar corretoras, que fazem a operação de compra e venda de ações e avaliam o candidato a aplicador, recomendando os melhores negócios. Silvio Hilgert, diretor acadêmico da XP Investimentos, explica que essas empresas são especializadas em vender produtos do mercado. “Operadores trabalham exclusivamente no atendimento e na identificação das melhores aplicações e podem dar atenção personalizada”, diz.
Entre outros produtos à disposição do cliente, os bancos também oferecem consultoria, e a maioria deles tem uma corretora. Com base no histórico de crédito e relacionamento, o mesmo gerente que vende seguros pode sugerir aplicações. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não tem regras específicas para essa função embora seja o caminho mais comum do novo aplicador.
Andrew Storfer, presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), porém, alerta que bancos são como lojas. “Querem desovar produtos encalhados. Em geral, não são os melhores indicadores de aplicação”, avisa. Nivian de Souza, 25 anos, aplica em fundos e ações e optou por corretoras. “Achei mais seguro”, avalia.
PARA NÃO PERDER DINHEIRO
INICIANTES
Andrew Stofer, da Anefac, recomenda que iniciantes com menos recursos devem buscar corretoras que atuam no varejo. “O banco não se interessa por esse perfil”, avalia. “Gerentes de bancos têm uma enormidade de produtos e serviços para vender e metas de investimento para cumprir. O compromisso dos bancos é com o crédito e não com esse tipo de investimento”, concorda Higert.
RISCOS
Conhecer a tolerância ao risco, o objetivo e o prazo do investimento são os pontos de partida. A Anbima (Associação Brasileira de Entidades de Mercado Financeiro e de Capitais) alerta que aplicações de risco podem render grandes lucros no longo prazo, mas também oscilam ocasionalmente no sentido oposto.
CAUTELA
Por outro lado, investimentos conservadores podem acrescentar rendimentos, mas serem corroídos pela inflação. A entidade também recomenda avaliações periódicas do desempenho das aplicações. Conhecer bem as opções de investimentos ajuda a decidir.

                            matéria: Tamara Menezes / postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Sábado, 25/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h09 Pôr do Sol 18h04
icone manhã
icone tarde
icone noite
32ºC
24ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
5mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
 
Tábua de Maré

Baixa  00h23
Alta    06h45
Baixa  12h34
Alta    18h58
                         fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

INCENDIO DESTROE PREDIO DA OI E SERVIÇOS ESTÃO SUSPENSOS EM CINCO ESTADOS

Um incêndio no prédio da operadora telefônica Oi, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, bairro do Itaigara, prejudicou serviços de telefonia, internet, bancos, cartões de débito e crédito e atingiu até a emergência da polícia. O fogo começou por volta das 10h da manhã e até o início da madrugada desta quarta, 22, os bombeiros ainda lutavam para controlá-lo, havendo inclusive risco de desabamento do prédio.
Além de Salvador, o problema afetou cidades do interior e de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão, prejudicando muitos clientes e trazendo prejuízos principalmente aos lojistas justamente num dos períodos de maior movimento para o comércio.
As chamas começaram no 2º andar do prédio de três pavimentos, vizinho ao Hotel Fiesta, provavelmente na sala de baterias, e se espalharam rapidamente. Cinco veículos do Corpo de Bombeiros e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocados ao local.
Vidros das janelas foram quebrados para facilitar o trabalho, mas a fumaça só aumentava. Após passarem mal por inalar fumaça tóxica, quatro bombeiros foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado –  e mais dois foram atendidos no local, com sinais de exaustão.
De acordo com o coronel Nelson Vasconcelos, subcomandante do Grupamento de Bombeiros Militares, os trabalhos iriam continuar até que o foco do incêndio fosse localizado. “O fogo está concentrado no sistema de cabeamento. Precisamos encontrar o melhor acesso para combater e debelar as chamas”, afirmou o oficial.
Ainda de acordo com os bombeiros, não há registro de feridos.
Nota - Em nota, só divulgada no início da noite de terça, a Oi informou que a “companhia ainda avalia a extensão da base de clientes afetada” e que “o restabelecimento dos serviços ocorrerá de forma gradual, com prioridade para serviços de emergência”.
Uma fonte ligada aos Bombeiros, que não quis se identificar, afirmou que o prédio  não dispõe de um sistema seguro de exaustão: “A fumaça ali não se dissipa porque eles não têm um exaustor, que é um item de segurança muito importante”.
No início da noite, um caminhão chegou ao local levando um gerador de energia e um sistema de exaustão portátil, com o objetivo de dissipar a fumaça tóxica.
Consequências - Foram detectados problemas operacionais nas linhas telefônicas e nos serviços de internet em toda a capital e na Região Metropolitana de Salvador. Em Aracaju, os celulares permanecem mudos e os fixos não completam as ligações. No interior baiano, os serviços de telefonia fixa foram interrompidos, causando falha na conexão com as linhas.
Serviços bancários também foram comprometidos, o que acabou paralisando o sistema do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e de lojas que utilizam o sistema operacional de cartões de crédito e débito. Por conta da pane nas máquinas, nos principais shoppings da cidade, grandes filas se formaram nos caixas dos bancos. 
Outro serviço que foi paralisado foi o telefone para denúncias, 190, da Polícia Militar. Quem precisar utilizar o serviço deve entrar em contato pelos números (71) 9996-1880, 9626-6896, 9626-8887 ou 9629-4996.
Em nota divulgada à imprensa, a Coelba afirmou que sua central de atendimento, por meio do número 0800 071 0800 também ficou temporariamente fora do ar. O mesmo aconteceu com o centro de operações do sistema elétrico das equipes de atendimento.
Prejudicados - Ralph Fernandes, 53, morador do Itaigara, sentiu o cheiro de queimado no início da manhã e foi até a Oi saber quando voltaria a usar a internet e os telefones. “Fui muito afetado com a interrupção dos serviços”, reclamou Fernandes.
O gerente do Hotel Fiesta Bahia, Carlos Pugliese, contabiliza prejuízos. “Não conseguimos confirmar várias reservas. Usamos outra operadora, mas com certeza teremos perdas por ficarmos impossibilitados de falar com nossos clientes. Essa falta de comunicação é um absurdo”, queixou-se Pugliese.

                     matéria: Arivaldo Silva - A Tarde / postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Quarta-Feira, 22/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h07 Pôr do Sol 18h02
icone manhã
icone tarde
icone noite
31ºC
23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
2mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
E 11km/h
Umidade relativa máxima e mínima
86% 60%
Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade.
 
Alta   04h32
Baixa 10h24
Alta   16h41
Baixa 22h54
                               fonte: clima tempo / postado por Daniel Pereira

domingo, 19 de dezembro de 2010

FERRUGEM CHEGA AO PRESIDIO DE VALENÇA

Foi conduzida até a Delegacia de Presidente Tancredo Neves-BA, a jovem JOENE SANTOS FIRMO, conhecida como "FERRUGEM", de 20 anos de idade, moradora do Sítio Alto Bonito, região da Cascalheira, zona rural de Presidente Tancredo Neves, pelo fato de há cerca de quarenta dias a mesma furtar no interior de um salão de beleza o aparelho celular da marca Sony Ericsson, da Operadora Claro, que custou R$ 468,00, pertencente a cidadã de nome Maria José de Jesus Nunes. A vítma deu por falta do celular no interior do salão, após cortar os cabeles e desconfiou de "FERRUGEM", vez que esta aproximou do celular.
 Após o furto, "FERRUGEM" saiu e foi procurada pela vítima, no entanto, a mesma negou haver praticado o furto, porém, algumas colegas de colégio informaram à vítima que "FERRUGEM" estava na sala de aula com o aparelho da mesma, sendo que ontem "FERRUGEM" estava em via pública fazendo uma ligação e após a filha da vítima reconhecer o celular, ligou para a sua mãe e esta foi até a praça e pediu o celular, como a ladra disse que não entregaria, a dona do celular entrou em vias de fato com a mesma, momento em que a Polícia Militar foi solicitada e conduziu a ladra para a Delegacia de Polícia. A ladra não ficou presa, por não encontrar-se em estado de flagrância, vez que o furto ocorreu há cerca de quarenta dias, contudo, foi instaurado um inquérito policial que será remetido para a Jusitiça Criminal de Valença. A pena para quem pratica furto é de 1 a 4 anos de prisão. "Ela agora vai enferrujar no Presídio de Valença".
                               fonte: vermelhinho / postado por Daniel Pereira

FUGITIVO DO MORRO DO ALEMÃO ESTÁ PRESO EM VALENÇA

Após envolver-se em um acidente de trânsito na BR 101 nas proximidades do munícipio de Wenceslau Guimarães, o individuo Clemildo Manoel da Conceição (31 anos) natural de Pombos/PE foi socorrido pelo PRF Vilson, no entanto o policial estranhou as atitudes do elemento e a falta dos documentos pessoais.
Foi realizada uma consulta no sistema onde foi constatado que Clemildo possui dois mandados de prisão em aberto no Estado do Rio de Janeiro, o mesmo estava conduzindo um veículo chevrolet/classic cor preta, placa policial PEF 7947 Olinda-PE ano 2010 e modelo 2011.
O elemento foi apresentado na Delegacia de Policia de Wenceslau Guimarães e em seguida encaminhado para a DP de Valença.  
                             fonte: vermelhinho / postado por Daniel Pereira

                              reportagem: Joyce Sacer / postado por Daniel Pereira
Dra. Glória Isabel Santos Ramos, Delegada,  é a nova coordenadora da 5ª Coordenadoria regional da Polícia Civil. Glória Isabel estava atuando como delegada titular do município de Armagosa. A nomeação foi através de Decreto do Governador Jaques Wagner, publicado no Diário Oficial do último dia 15. A nova titular substitui a delegada Argimária Freitas Soares que agora é a titular do Município de Cairu.
A 5ª Coorpin tem abrangência sobre os municípios de Valença. Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itamari, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Ubaira e Wenceslau Guimarães.
Também, no Baixo Sul, o delegado Roberval Freitas de Sousa foi nomeado titular da Delegacia de Ituberá.
O decreto do governador altera o comando de seis Coordenadorias Regionais da Polícia Civil (Coorpins) que conta agora com novos titulares. Além de Valença. Foram nomeados: O delegado Fábio Antônio Cândido Araújo Conceição é o novo coordenador regional de Juazeiro (17ª Coorpin). O colega Miguel Vieira dos Santos Filho passou a coordenar a 25ª Coorpin, com sede em Euclides da Cunha.
A 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Jacobina, está sob o comando do delegado Élvio Brandão de Oliveira. Em Guanambi, a 22ª Coorpin tem como novo coordenador o delegado Fabiano Santos Aurich. Ex-titular da Delegacia do município de Irecê, o delegado Jorge Figueiredo Júnior passou a coordenar a 12ª Coorpin, em Itaberaba, substituindo o colega Suzano Sulivan Macedo Carvalho, designado para a titularidade da 1ª Delegacia Circunscricional de Vitória da Conquista.
Ainda no âmbito do Departamento de Polícia do Interior (Depin) o delegado Marcos Augusto Larocca assume a titularidade da Delegacia de Ipiaú, e Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior é o novo delegado titular de Itapetinga. Roberval Freitas de Sousa foi nomeado titular da Delegacia de Ituberá e Glauber Eiji Uchiyama, delegado titular de Amargosa. Lígia dos Santos Lim Macedo é a nova delegada do município de Cipó.
                                fonte: vermelhinho / postado por Daniel Pereira

PONTE SALVADOR - ITAPARICA, BEM PÉRTO DE SER REALIDADE

Enquanto não consegue tirar do papel o Sistema Viário Oeste e transformar radicalmente a Baía de Todos os Santos (BTS), o governo está garantindo, pelo menos, uma bela “repaginada” para a área. Esta semana o Ministério do Planejamento aprovou o financiamento de um amplo pacote de melhorias para a região, equivalente a R$ 144 milhões, que contemplam aspectos como segurança, infraestrutura e gestão ambiental da região.
A ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica, principal obra do novo sistema viário, vai sair do papel. A garantia é do governador do Estado, Jaques Wagner. “As equipes de governo têm que se debruçar sobre esses projetos, trabalhar para ver qual deles é o mais interessante”, destacou na última terça-feira, em programa de rádio. Quando sai o edital, que ainda é uma das etapas iniciais do projeto, é uma incógnita. O governador prevê seis meses, “talvez um pouquinho mais”.
A liberação do Prodetur é bem mais simples. A previsão é de que os recursos estejam disponíveis para investimentos no segundo semestre de 2011. Em termos de grandeza monetária, os recursos são menores, mas as melhorias são apontadas como fundamentais e complementares ao Sistema Viário Leste pela Secretaria de Planejamento do Estado. Trata-se de dois projetos diversos, pensados isoladamente há muito tempo, mas que tendem a se encontrar no futuro.
O papel previsto para a ponte vai bem além do estímulo ao turismo. O governo prevê um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador, além de encurtar as distâncias entre a capital e o sul do estado.
Para o turismo, a ponte deverá facilitar o acesso a Itaparica. “Trabalhar o acesso à Ilha é muito importante. O ferryboat não ajuda, mas é preciso ter o que mostrar para o turista também”, destaca o secretário de Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm.
Na linha do ter o que mostrar, estão previstas melhorias estruturais em diversas localidades. Entre as obras previstas, o  grande destaque é a Via de Contorno da BTS, que deverá custar o equivalente a R$ 56 milhões. A estrada deverá percorrer a costa da Baía, interligando por rodovias comunidades hoje afastadas.

             matéria: Donaldson Gomes | A TARDE / postado por Daniel Pereira

Se um dia a chuva parar…

Eu não sei do homem perfeito, do romance ideal e nunca vivi aqueles velhos bons tempos. Nunca senti a calmaria do horizonte e jamais acreditei em sentimentos sublimes. O que eu sei do amor é que ele é uma tempestade. É uma chuva ardida, que queima e esgota.
É certo que, as vezes a chuva amansa, vira água fina e doce e, com ela molhando de leve os sonhos, passeamos vendo as casas antigas e as árvores maiores do mundo. Esqueço da minha minúscula capa de plástico. Esqueço o medo dos raios e dos trovões.
Mas a chuva nunca cessa. Pode estar um sol de rachar, um céu azul turquesa de lindo, o tempo mais seco do que nunca, e a tempestade sempre estará lá. Inundando meu copo de água ou meu deserto inteiro.
Ao mesmo tempo em que fere, faz florescer uma plantinha nunca antes imaginada. E por ela eu fico debaixo da tempestade, com minha capa protetora que não me serve direito. E me encharco.
Deixo-me molhar para cultivar a plantinha, e não vejo a hora de saber se é mesmo um pezinho de frutas vermelhas, as deliciosas amoras, ou um pé mais masculino, de jambo, talvez.
E você também se molha inteiro, dos pés a cabeça, porque não consegue se proteger da chuva raiventa, que já vinha se anunciando. E pingando e cansado, sorri, dizendo que é linda nossa plantinha.
Eu reclamo que tem água demais nesse nosso amor, que minhas roupas estão encolhendo, que meu guarda-chuva tem furos e que nós dois estamos nos afundando. E você, resignado, aceita. Eu sei, eu sei, você diz. Mas e a nossa plantinha?
Ela tem três meses, um pequenino caule esverdeado, duas folhinhas: uma para cada lado. É para se equilibrar. É tão perfeita e suave a planta. É tão viva. Tem um coração forte e totalmente disposto a viver. Aguenta a tempestade junto com a gente. Ou até melhor.
Eu já entendi.  Nós dois. Nós três. Nós somos feitos de chuva. E no dia que ela parar de virar tempestade, nosso amor perde o rumo. Nosso amor acaba. Mas se a chuva nunca parar…

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Domingo, 19/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h06 Pôr do Sol 18h01
icone manhã
icone tarde
icone noite
31ºC
23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
17mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
ESE 9km/h
Umidade relativa máxima e mínima
88% 61%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
 
Tábua de Maré

Alta    02h21
Baixa  08h23
Alta    14h36
Baixa  20h49
                      fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira