sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE PRIORIZA GARANTIA DE EDUCAÇÃO E TRABALHO

Aproximadamente dois mil jovens de todo o estado participaram da II Conferência Estadual de Juventude, realizada no último fim de semana, na Escola Parque, em Salvador. Na resolução final com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à Conferência Nacional, no mês de dezembro, em Brasília, eles destacam a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, além da garantia à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas. 
O município de Valença se fez representado por 25 delegados que saíram de Valença na madrugada do último dia 28/10 que contaram com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, representada pela secretária Municipal, Juliana Brito.
Um contratempo fez com que o ônibus que havia sido acertado pelo governo do estado para conduzir a delegação não chegasse no tempo ao local  previstos para a viagem. Nada, segundo a secretária municipal da Juventude, Juliana Brito, que viesse prejudicar o ânimo do grupo, nem a sua participação em tempo hábil  e integral na conferência.. Providências imediatas foram tomadas pela prefeitura e, com a ajuda da vereadora Maria Helena, presente no momento do embarque, um carro cedido pela Secretaria Municipal da Educação sanou o problema.
 Durante três dias, os jovens discutiram as prioridades de políticas públicas de juventude e votaram as alterações do texto base da Bahia para a Conferência Nacional. Eles vieram em caravanas dos 26 Territórios de Identidade do estado e de quase todos os municípios baianos para participar de uma das maiores conferências de juventude já realizadas no Brasil.
Entre as prioridades apontadas está a necessidade de criação de Secretarias Municipais de Juventude que possam desempenhar, em nível local e em todas as cidades, o papel reservado à secretaria estadual. Além de ouvidorias para acatar demandas e escutas do público jovem. 
Durante a conferência, que foi aberta na sexta-feira (28), com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, foi discutida a implementação da política de juventude, por meio do plano estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa, que depois de aprovado garantirá a melhoria de qualidade de vida dos jovens de todas as regiões, independente de cor, raça, classe social e econômica e orientação sexual. 
O plano trata da garantia do acesso à educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. Os assuntos foram amplamente discutidos nas mais de 300 conferências municipais, territoriais e livres realizadas durante o ano, com a mobilização de mais 60 mil jovens. 
A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.
                                         Daniel Pereira

MAIS UM NA CADEIA

O Jovem Givanilton da Luz de Jesus foi preso pela guarnição da CIPE Cacaueira quando circulava no “Mangue Seco” no bairro do Tento, Givanilton estava portando um revolver calibre 38, um aparelho celular e  R$ 400,00.
Givanilton foi conduzido para a delegacia de Valença, onde vai responder por porte ilegal de arma de fogo.

ACIDENTE

Dois carros colidiram de frente e 4 pessoas ficaram feridas. O acidente correu na manhã de ontem (02) , na BR 330 leste, próximo ao Condomínio Jardim Alvorada em Jequié, segundo testemunhas, o Fiat Punto, placa NZC 3406, dirigido por Roberto Silva de Araujo, colidiu frontalmente com um Fiat Uno, placa JQL 5078, dirigido por Pedro Costa Cruz. Como passageiras estavam Cleidiane Jesus Braga e outra garota de pré-nome Fernanda, moradoras do Bairro Itaigara em Jequié e viajavam a bordo do Fiat Punto. Todos foram socorridos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros sendo levados para o HGPV, onde ficaram internados e passam bem.
                                                                                    Daniel Pereira
 

ISTO É UM CRISTO OU UM ESPANTALHO

Cercado de muita expectativa, a estátua do Cristo, encomendada pelo Prefeito de Valença Ramiro Queiroz, finalmente foi colocada na parte mais alta do bairro do Alto de São Roque na manha desta sexta-feira, dia 04 de novembro de 2011. Com uma vista privilegiada, a nova atração turística chama a atenção pela sua imponência e estilo. Confeccionado em fibra de vidro e medindo cerca de 15 metros, o Cristo será uma importante ferramenta para atrair turistas. O Prefeito Ramiro Queiroz, destaca a importância de se levar aos bairros carentes de Valença, equipamento que possibilitem humanizar ainda mais os locais. Com o Cristo, chega ao bairro ruas pavimentadas e o mais importante: com o movimento de pessoas, um novo comércio de vendedores ambulantes será formado no local. A Prefeitura criou em volta ao Cristo um espaço para visitação e um mirante, de onde se vê grande parte de Valença, presenteando os visitantes com uma visão panorâmica da cidade.
                                                       Daniel Pereira