sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE PRIORIZA GARANTIA DE EDUCAÇÃO E TRABALHO

Aproximadamente dois mil jovens de todo o estado participaram da II Conferência Estadual de Juventude, realizada no último fim de semana, na Escola Parque, em Salvador. Na resolução final com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à Conferência Nacional, no mês de dezembro, em Brasília, eles destacam a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, além da garantia à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas. 
O município de Valença se fez representado por 25 delegados que saíram de Valença na madrugada do último dia 28/10 que contaram com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, representada pela secretária Municipal, Juliana Brito.
Um contratempo fez com que o ônibus que havia sido acertado pelo governo do estado para conduzir a delegação não chegasse no tempo ao local  previstos para a viagem. Nada, segundo a secretária municipal da Juventude, Juliana Brito, que viesse prejudicar o ânimo do grupo, nem a sua participação em tempo hábil  e integral na conferência.. Providências imediatas foram tomadas pela prefeitura e, com a ajuda da vereadora Maria Helena, presente no momento do embarque, um carro cedido pela Secretaria Municipal da Educação sanou o problema.
 Durante três dias, os jovens discutiram as prioridades de políticas públicas de juventude e votaram as alterações do texto base da Bahia para a Conferência Nacional. Eles vieram em caravanas dos 26 Territórios de Identidade do estado e de quase todos os municípios baianos para participar de uma das maiores conferências de juventude já realizadas no Brasil.
Entre as prioridades apontadas está a necessidade de criação de Secretarias Municipais de Juventude que possam desempenhar, em nível local e em todas as cidades, o papel reservado à secretaria estadual. Além de ouvidorias para acatar demandas e escutas do público jovem. 
Durante a conferência, que foi aberta na sexta-feira (28), com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, foi discutida a implementação da política de juventude, por meio do plano estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa, que depois de aprovado garantirá a melhoria de qualidade de vida dos jovens de todas as regiões, independente de cor, raça, classe social e econômica e orientação sexual. 
O plano trata da garantia do acesso à educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. Os assuntos foram amplamente discutidos nas mais de 300 conferências municipais, territoriais e livres realizadas durante o ano, com a mobilização de mais 60 mil jovens. 
A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.
                                         Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário