sábado, 4 de dezembro de 2010

Jabulaaaaani" e "Ah, não, Mick Jagger" foram duas das vinhetas de maior sucessos nos programas da Copa do Mundo de 2010. Ambas, como tantas outras, foram imortalizadas pela voz grave e singular do jornalista e locutor Cid Moreira, que aos 83 anos, e 64 de carreira, foi responsável por momentos históricos do jornalismo à frente do Jornal Nacional durante 25 anos - marca registrada no Guinness Book. Sua importância não deve ser subestimada. Cid Moreira é tão importante para a história da televisão brasileira quanto Walter Cronkite (1916-2009), o lendário âncora da CBS, é para a americana. Independentemente do teor do noticiário, ele dizia sempre ao final do jornal o seu o seu incofundível "Boa Noite". "Uma maneira de amenizar as notícias nem sempre agradáveis", afirma.
Hoje, mais do que um homem de notícias, Cid é um homem a serviço de Deus. Seus CD's narrando passagens bíblicas já venderam mais de 30 milhões de cópias por todo o Brasil, um sucesso incontestável do mercado fonográfico. Em dezembro, Cid lança seu primeiro DVD com imagem e voz de O Livro dos Salmos (Alpha Produção/ Bíblica Brasil) em sua nova versão internacional. Nos12 volumes, Cid leva "as notícias de Deus", como gosta de dizer, com direção de Marcelo Legey e trilha sonora do maestro José Lourenço.
Em entrevista a ÉPOCA ele conta como é o seu projeto bíblico, seus planos para o futuro, que não incluem a aposentadoria, e mostra seu lado cristão e bem humorado.
ÉPOCAQuando o senhor descobriu que podia ser locutor?
Cid Moreira – Poxa, vida! Você está fazendo uma pergunta que remonta ao século passado. Eu comecei com 17 anos em Taubaté, no interior, pertinho de São Paulo. Quando eu saí da Difusora de Taubaté, fui para a Bandeirantes de São Paulo, onde fiquei dois anos. Na época, eu trabalhava com o Dias Gomes, e ele era muito brincalhão e costumava brincar comigo no palco dizendo que na minha terra pintinho não faz 'piu piu piu', faz 'PIURGH PIURGH PIURGH" [Cid Moreira diz um “piu piu piu” grave, com sua marcante vóz.]
ÉPOCAComo o senhor cuida da voz? Toma algumas precauções?
Cid Moreira – Já me preocupei muito com a voz. Mas agora, sem demagogia, depois que eu comecei a estudar a Bíblia e me dedicar à sua divulgação, a minha saúde melhorou, a voz melhorou. Hoje eu considero que a minha voz está melhor do que na época que eu estava começando, porque eu era muito inseguro. E hoje eu tenho o máximo de segurança no trabalho.

ÉPOCAO senhor é um católico praticante?
Cid Moreira – Eu comecei como católico em Taubaté e hoje eu tento, aliás digo por aí que sou "cristão". E é difícil ser cristão, é um exercício diário. Tem muita gente que afirma ser cristão, mas é muito difícil porque você pode passar por momentos de ostentação, de raiva, e isso é anticristão. É algo que exige de você a todo momento.

ÉPOCASuas narrações das passagens bíblicas em CD já venderam mais de 30 milhões de cópias e agora temos o DVD com o Livro dos Salmos. Depois que terminar a Bíblia, o senhor pretende fazer a narração de outros livros religiosos como a Torá, o Corão ou Livro dos Espíritos de Alan Kardec?
Cid Moreira – Não nunca cogitei, se eu estou dizendo que sou cristão, preciso manter uma linha. Olha, quando eu estava fazendo 25 anos no Jornal Nacional - no qual eu sou Guiness Book, pois por enquanto eu sou recordista - eu gravei um clipe tendo como cenário o Dedo de Deus no Rio de Janeiro, narrando o Sermão da Montanha. A partir daquele momento, eu jurei, ali, que pretendia levar a todos os lares do país, até o último dia da minha vida, a mensagem dos envagelhos, que são as notícias de Deus.

ÉPOCAAs vinhetas como " O que é isso Mister M?" e as mais recentes "Jabulani" e "Ah, não, Mick Jagger" se tornaram sucessos na televisão e na internet , o que mostra também seu lado bem humorado. Como vê isso hoje e como lida com as imitações dos fãs?
Cid Moreira – Mas é desse lado bem-humorado de que eu gosto. Os fãs pedem para fotografar e é normal já chegarem imitando. No começo da minha carreira na Mayrink Veiga, que se projetava no humorismo, trabalhei inclusive com muitos comediantes que estão aí até hoje. Essa minha fase no rádio foi maravilhosa. E eu também tenho Twitter. Sempre entro para bater um papinho.

ÉPOCAPor falar em Twitter, o Galvão Bueno tem o movimento do "Cala a Boca, Galvão", como o senhor reagiria se fosse com você?
Cid Moreira – Se você também botar meu nome na internet, você vai ter uma boa noção das críticas. Tem gente que fala bem, a maioria graças a Deus, mas tem aqueles que não gostam.

ÉPOCAO senhor já não narra mais reportagens, mas tem contrato com a Rede Globo. Numa entrevista ao Diário de S. Paulo, o senhor disse que estava no 'spa da Globo'.
Cid Moreira – Acabei de renovar meu contrato por mais três anos, mas em qualquer profissão depois dos 70 anos o sujeito para de trabalhar. Agora não narro mais nada para a Globo, só dou entrevista, descanso e jogo tênis. Se eu pudesse jogava todos os dias... neste ano mesmo, me convidaram para jogar tênis no U.S Open em setembro e joguei uma partida de duplas contra o campeão Pat Cash (Patrick Hart Cash).

ÉPOCAO senhor tem 83 anos, 64 de carreira, sua voz é um clássico do telejornalismo brasileiro, mas não pretende mesmo parar um dia ?
Cid Moreira – Mas eu gosto de trabalhar e agora trabalhar para o chefe supremo é o melhor de tudo. Eu fiz um juramento: enquanto eu tiver a voz, só quero divulgar a Bíblia. Só quero fazer isso, mais nada. Agora eu estou gravando a Bíblia inteira que vai ser distribuída com legendas, para todo o mundo cristão. E você é muito novo, ainda vai ver que a vida é feita de fases.
 
                     reportagem de Julio Lamas para Revista Época / postado por Daniel Pereira

O PRINCIPIO DA SOBRECARGA

Muitas pessoas fazem suas atividades físicas dentro do que é conhecido como “zona de conforto”. Em consequência apresentam pouca ou nenhuma melhora na performance, e isso se reflete no próprio corpo, que muda pouco.
É importante sempre ultrapassar essa “barreira de conforto” e provocar uma sobrecarga. A condição física apresenta uma melhora toda vez que a intensidade do exercício for um pouco maior que a habitual. Esse esforço a mais é conhecido como “sobrecarga”. No período de descanso, entre uma sessão e outra de treino, o corpo passa por um processo de recuperação e readaptação ao estímulo dado, e a musculatura e o sistema cardiorrespiratório ficam um pouco mais fortes e eficientes. Se for difícil perceber a diferença entre esse conforto e uma necessidade de esforço maior, o resultado pode ser a frustração, o que em muitos casos pode levar ao abandono prematuro das atividades físicas.
Faça um pequeno teste para se autoavaliar: durante o exercício aeróbico, se notar que é possível conversar por quase todo o tempo da atividade, isso significa que a intensidade está abaixo do que deveria. Um bom exemplo de progressão é observar uma pessoa que consegue caminhar três quilômetros em 30 minutos. Depois de algumas semanas, ela deve conseguir fazer o mesmo percurso em um tempo menor. Isso mostra como o corpo ganha condicionamento.
No caso dos exercícios de resistência muscular localizada, se, ao terminar uma série de repetições, não houver nenhuma manifestação de cansaço, é sinal de que os pesos estão mais leves do que o recomendável para ganhar força e massa muscular. Em situações assim, não há jeito. É preciso certo cansaço para chegar ao objetivo.
                   matéria: Marcio Atalla / postado por Daniel Pereira

IRREGULARIDADES EM AUTOESCOLAS CHAGA Á 90%

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) deu prazo até o dia 13 de dezembro para que autoescolas do Brasil regularizem sua situação junto ao órgão. Até lá, nenhuma delas pode dar aulas ou emitir certificados.
De acordo com o Ciretran de São Paulo(Circunscrição Regional de Trânsito), esse número representa 90% das autoescolas que apresentam algum tipo de irregularidade no cadastro do Denatran. Desde ontem, o site da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) bloqueou o acesso das autoescolas ao sistema de cadastro.
O problema atingiu todas as autoescolas que estão de acordo com a Resolução 358. A Prodesp não assume o erro e disse ter seguido determinação do Denatran, que não se manifestou quanto à abrangência do bloqueio ao acesso.
Segundo o delegado do Ciretran, Reinaldo Checa Júnior, as autoescolas já estão buscando a regularização do cadastro. “Estamos atualizando os dados e esperamos que até o princípio da semana que vem tudo esteja resolvido”. 
Resolução. De acordo com a Resolução 358, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as autoescolas devem apresentar quantidade de carros adequada ao tipo de carteira de habilitação que pretendem fornecer e número de instrutores equivalente ao número de veículos para que o acesso seja permitido.
Além disso, os diretores de ensino são proibido de atuarem como instrutores.  
Autoescolas. O proprietário da AutoEscola Davoli, Ricardo Luís Davoli, 29 anos, disse que já procurou o Ciretran. “Talvez algum diretor de ensino esteja registrado como instrutor, o que não é permitido. Mas se isso aconteceu não foi erro nosso. Foi algum problema na própria Prodesp”.
Responsável pela JR, Geny Segura, 45 anos, disse que cerca de 100 alunos estão sendo prejudicados desde ontem sem razão para isso. “Já verificamos no Ciretran e não temos nenhuma irregularidade, mas continuamos sem acesso e ninguém explica nada”, disse.

                              reportagem: Marinella Souza / postada por Daniel Pereira

MAJOR DA PM ACUSA DELEGADA DE CACHOEIRA TER LIGAÇÕES COM TRÁFICO DE DROGAS

O comandante da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Cruz das Almas, acusou a delegada titular de Cachoeira, Márcia Gonçalves, de ter ligações com o tráfico de drogas da região. A acusação foi feita pelo Major Domingos José Correia durante uma entrevista para a rádio Paraguassu FM, de Cachoeira, na última quarta.
Segundo o major, a delegada é conivente com o tráfico na cidade e um homem identificado como "Jorge Cabeção", detido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, trabalhava para a Polícia Civil quando foi preso - e, por isso, a delegada o defendeu e não quis fazer o flagrante na ocasião. A delegada teria ainda ligação com outro traficantes. "Cristiano, acusado de tráfico de drogas está ligado a esta senhora", disse, se referindo à delegada, segundo citado pelo site "Central de Polícia".
O major ainda deu a entender que as fugas recentes que aconteceram na delegacia são facilitadas e as investigações sobre estas fugas não caminham. "É impressionante que todos os inquéritos e prisões feitos por nós, não deram em nada", declarou. No último mês de julho, 10 presos conseguiram escapar da delegacia.
Nem o major nem a delegada foram encontrados pela reportagem para comentar as declarações.

                             fonte: ocorreio / postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA

Sábado, 04/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h00 Pôr do Sol 17h53
icone manhã
icone tarde
icone noite
30ºC
22ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
0mm 0%
Direção e Velocidade do Vento
E 8km/h
Umidade relativa máxima e mínima
84% 55%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Tábua de Maré
Alta     02h36
Baixa  08h43
Alta    14h51
Baixa 21h02
                              fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CORREIOS ABRE CONCURSO PARA 10 MIL VAGAS

Publicado no “Diário Oficial da União” de quinta-feira (2)  edital de concurso público dos Correios  para cerca de 10 mil vagas em cargos de nível médio. As inscrições estarão abertas de 10 de janeiro a 21 de janeiro para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. A taxa de inscrição será de R$ 30. O salário não é informado no edital. A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades e conveniência da administração. O destino e a quantidade de vagas, os procedimentos de inscrição e os programas de provas estarão à disposição dos interessados no edital de abertura que será divulgado no site www.correios.com.br.
De acordo com os Correios, esse novo concurso deverá substituir o lançado em dezembro de 2009 para 6.565 vagas em todo o país e que foi questionado pelo Ministério Público Federal e está parado por conta de brigas na Justiça.

                                fonte: correios / postado por Daniel Pereira

JUSTIÇA PORCESSA QUINZE MIL CONTRIBUINTES

Segundo a juíza da Vara Cívil da Comarca de Valença, Alzeni Barreto Alves, dos 20 mil processos existente contra contribuintes com débitos com o município, cerca de 15 mil já prescreveram. A meritíssima reconhece que o "cochilo" está acumulado há várias administrações, com ações ajuizadas desde 1988. Com isso, todos os processos com mais de cinco anos (prazo legal), foram extintos. O município reconhece o erro e não recorreu.
A constatação se deu a partir da implementação da Semana Nacional de Conciliação, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. Em Valença, os trabalhos tiveram início no último dia 22 no salão do júri do Fórum Gonsalo Porto e se estenderá até o dia 03 de dezembro.
A Semana Nacional de Conciliação está sendo considerado nos meios jurídicos de Valença, um verdadeiro sucesso, segundo o defensor público, Carlos Maia, das audiências realizadas, 95% dos processos examinados tiveram êxitos, ou seja, as partes chegaram a algum acordo. A juíza Alzeni Barreto Alves, disse, entretanto que houve falhas nas notificações. Mesmo assim, Valença ficará entre as cidades no estado que deverá obter maiores êxitos nos acordos firmados. A previsão inicial era de realização de cerca de 2 mil audiências, mas esse número deverá ser superado. Muitos voluntários convidados pela juíza estão de plantão no Fórum e ajudando nas conciliações.
     
                       fonte: portal do baixo sul / postado por Daniel Pereira

AERONÁUTICA APOSENTA O XAVANTE

A FAB (Força Aérea Brasileira) promoveu ontem em Natal (RN) cerimônia de despedida da frota do modelo AT-26 Xavante, que, após 39 anos de serviço prestados à Aeronáutica, deixará de ser operado pela Força.
O evento foi realizado na capital do Rio Grande Norte ontem pela manhã.
O último sobrevoo dos jatos fabricados na década de 1970 do século passado aconteceu na cidade onde os aviões operaram por mais tempo, desde 1974, segundo informou a Aeronáutica.
Pioneiro. O Xavante foi o primeiro jato produzido no Brasil e operou em unidades de combate de todo o país.
De acordo com a FAB, dentre as principais missões desempenhadas, destaca-se a formação dos pilotos de caça da FAB entre 1974 e 2004.
O modelo foi fabricado pela Embraer, a partir de uma parceria com a Itália.
Foram produzidas 182 unidades, sendo 166 para o Brasil, dez para o Paraguai e seis para o Togo. A FAB também doou onze unidades usadas para Marinha Argentina.
História. O contrato de licença para fabricação da aeronave pela Embraer foi firmado em 1970 com a italiana Aeronáutica Macchi.
O modelo italiano foi selecionado pela Aeronáutica para substituir os jatos T-33A, de fabricação norte-americana.
O jato havia sido projetado na década de 1950, e estava em operação desde 1962.
De acordo com o banco de dados da Embraer, o nome brasileiro foi dado ao modelo italiano em homenagem às tribos indígenas guerreiras do Brasil.
                              
                     reportagem: Micheline Santiago / postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Sexta-Feira, 03/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h00 Pôr do Sol 17h52
icone manhã
icone tarde
icone noite
30ºC
21ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
0mm 0%
Direção e Velocidade do Vento
E 8km/h
Umidade relativa máxima e mínima
87% 59%
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
 
Tábua de Maré
Alta    01h43
Baixa 07h56
Alta   14h02
Baixa 20h13
                         fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

VALENÇANA É VENCEDORA DE OLIMPIADA DA LINGUA PORTUGUESA

Não começo chamar de Valenciana, para ela não me corregir, então falo o certo a Valençana  Caroline de Farias Couto da Silva, aluna do IFBA em Valença e Daniele Oliveira Cunha, residente em Jiquiriçá, que estuda no E.E. Reunidas Castro Alves, foram as únicas estudantes da Bahia a figurarem entre os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa, que é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. Elas receberam nesta segunda-feira 29, em Brasília, das mãos do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação Fernando Haddad, suas respectivas premiações.
No encontro com os 152 estudantes finalistas da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, Lula recomendou aos adolescentes e jovens que estudem. “Se preparem, aproveitem esse momento da vida para investir em vocês.”
De acordo com o presidente, é preciso que as crianças e adolescentes estudem, para que daqui a dez ou 12 anos o país deixe de exportar produtos primários como minérios e soja. “Queremos exportar conhecimentos produzidos por vocês”.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a importância da olimpíada e disse que ela se transformará em política de Estado para que os futuros governos possam continuar incentivando o estudo da nossa língua. Em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas da educação básica e 239,4 mil professores. Em quatro etapas, estudantes e professores criaram textos nos gêneros literários poema, crônica, memória e opinião.
Dos 152 alunos e 28 professores finalistas que vieram a Brasília, 20 estudantes e 20 educadores receberam do presidente e do ministro medalhas e prêmios. Eles representam as cinco regiões do país: oito premiados são do Nordeste, sete do Sudeste, dois do Centro-Oeste, dois do Norte e um do Sul.
Entre os estados, Minas Gerais teve quatro finalistas, o maior número de estudantes entre as unidades da Federação, seguido do Acre (dois), São Paulo (dois), Bahia (dois) e os demais com um aluno cada. Cada professor e cada estudante vencedor recebeu medalha, um microcomputador e uma impressora; e cada escola a que pertencem, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca do estabelecimento.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

                 fonte: portal do baixo Sul / postado por Daniel Pereira

PROTEÇÃO HIGH-TECH: USE A TECNOLOGIA PARA CURTIR O VERÃO SEM DANIFICAR SUA PELA

Nas décadas de 60 e 70, era comum as mulheres usarem óleos à base de cenoura, urucum e coco para conseguir um tom de pele dourado. Elas não sabiam que essa mistura estimulava o surgimento precoce de rugas e marcas de expressão. E o pior de tudo: se expunham ainda mais ao risco de ter câncer de pele.
Na década de 70, pesquisadores criaram um produto que evitava as queimaduras provocadas pelo sol. Era o início da era dos filtros solares. Mas foi somente no começo dos anos 80 que surgiram as primeiras versões que, além de evitar a sensação de ardor, ajudavam a prevenir outros efeitos nocivos, como o fotoenvelhecimento. A partir daí, os protetores foram pouco a pouco tomando o lugar dos óleos bronzeadores. E a vontade de deixar o bronzeado em dia foi substituída pela preocupação com os danos que ele causava à pele.
Com o avanço dos estudos sobre o tema, os filtros passaram a agregar benefícios. Hoje, há diferentes texturas e formas de apresentação. Tudo para satisfazer diversos tipos de pele. “Já que esse produto deve ser usado diariamente, as indústrias começaram a acrescentar à fórmula substâncias antioxidantes, hidratantes e muito mais, de acordo com a necessidade de cada pele”, afirma o dermatologista Otavio Macedo, de São Paulo. Os protetores ainda não são perfeitos ou completos, por isso deixam passar uma parte da radiação. “Sendo assim, é importante que os filtros também contenham, por exemplo, antioxidantes que possam neutralizar os efeitos da luz ultravioleta”, completa a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. A seguir, você encontra uma seleção do que há de mais novo no mercado para ajudá-la a conquistar um bronzeado seguro.

reportagem: Vera Ligia Rangel / postado por Daniel Pereira

JORNALISTA É DETIDO DURANTE COBERTURA POR SUPOSTA DISCUSSÃO COM PM

O repórter do jornal Tribuna da Bahia, Rodrigo Lago, foi detido na manhã desta quinta-feira, 2, depois de se envolver em uma suposta discussão com policiais militares, durante a realização de uma reportagem para o veículo de comunicação. No momento da prisão, Rodrigo fazia a cobertura de um engarrafamento na Avenida Djalma Dutra, provocado por uma manifestação.
Segundo o jornalista, durante o evento, uma viatura quase atropelou, acidentalmente, o fotógrafo Francisco Galvão. Para sinalizar o ocorrido, ele bateu com a mão na viatura e avisou aos policias que havia gente atrás do carro, mas, logo depois, dois policiais o agrediram física e verbalmente.
“Um policial da 58ª CP me puxou e pediu desculpas pelos colegas. Eu continuei trabalhando e já estava indo para a redação, mas voltei para anotar qual a companhia que havia liberado o trânsito. Então dois deles me encostaram na parede e me perguntaram meu nome, onde eu trabalhava e disseram que eu era inimigo da polícia. Quando eu perguntei se estavam me ameaçando, eles me deram voz de prisão”, afirmou o repórter, que foi levado pelos policiais à 6º CP, na Ladeira dos Galés, em Brotas.
Segundo a delegada de plantão, Florisbela Rocha, o repórter deu entrada na delegacia acompanhado pelos PM, acusado de desacato à autoridade. “A delegada que cuidou do caso foi a titular, Cássia Nunes. Eu apenas fiz o procedimento, ouvi o repórter e os policiais envolvidos e já arremeti o caso para a Justiça”, declarou.
Rodrigo Lago afirmou ainda que, antes do depoimento, as delegadas Cássia Nunes e Florisbela Rocha tentaram um acordo entre ele e os policiais, mas estes se recusaram e mantiveram a versão de que ele havia agredido uma Pfem, puxando-a pela camisa. “Me senti triste como cidadão, que trabalha normalmente e acaba passando por uma situação dessas, porque percebi que é assim que são tratadas as pessoas que moram por ali, na periferia”, disse. 
De acordo com o chefe de imprensa da Polícia Militar, capitão Marcelo Pita, a versão da Pfem é que o repórter teria feito um comentário pejorativo antes de puxar sua camisa. "Segundo ela, quando o repórter bateu na viatura e constatou que quem dirigia era uma Pfem, disse: 'Só podia ser mulher'. O repórter nega e o caso será apurado pela Justiça", relatou.
O editor-chefe da Tribuna da Bahia, Alex Ferraz, afirmou que Rodrigo prestou depoimento acompanhado de um advogado enviado pelo veículo. “Já está tudo encaminhado. Não diria resolvido porque esses casos são complicados, mas ele já prestou depoimento e vamos continuar acompanhando e cuidado do caso”, disse. 

                                    fonte: atarde / postado por Daniel Pereira

EM SALVADOR, DETENTO É MORTO NO PÁTIO DA DELEGACIA

Um preso foi assassinado na tarde desta quinta-feira, 2, enquanto tomava banho de sol com outros detentos na 1ª Delegacia, localizada nos Barris. Wadson Florisbelo Pereira da Silva, de 20 anos, morreu ao levar uma forte pancada na cabeça, e a polícia ainda investiga o autor do crime.
Segundo o delegado titular, Antônio Fernando do Carmo, Wadson foi preso por homicídio na 7ª Delegacia e transferido no mesmo dia, 29 de novembro, para a 1ª CP.
Ainda segundo o delegado, a polícia realizou uma  revista na carceragem em busca do autor do crime.
Outro crime - Na tarde desta quinta-feira (2), o corpo de um homem foi encontrado com a cabeça enterrada nas areias de uma duna que fica na região de Stella Mari. A vítima ainda não foi identificada. O caso está sendo investigado pela 12ª CP, localizada em Itapuã. 

                           fonte: atarde / postado por Daniel Pereira

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Quarta-Feira, 01/12 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h00 Pôr do Sol 17h51
icone manhã
icone tarde
icone noite
29ºC
22ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
2mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
ENE 11km/h
Umidade relativa máxima e mínima
82% 58%
Sol o dia todo. Muitas nuvens e pancadas de chuva de manhã e à noite
 
Tábua de Maré
Baixa  06h09
Alta    12h21
Baixa 18h30
                         fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ORDEM CHEGOU ÀS FAVELAS DO RIO, MAS O PROGRESSO AINDA NÃO

A ordem chegou. O progresso ainda não. Basta caminhar pelas ruas do Complexo do Alemão, ocupadas pela polícia, para sentir que o governo ainda tem muito a fazer pela comunidade. O desafio do poder público é imenso. O cheiro de carniça pode ser sentido de longe. Resultado da suspensão da coleta de lixo. As tubulações, por onde passa o esgoto, foram estouradas pelos traficantes na tentativa de fuga. Impossível não molhar o tênis na água suja que corre pelas vielas. Sem contar o forte odor de urina no local.
Cuidado. A vistoria feita pelos policiais nos barracos continua. Um casal, que precisou ir para o trabalho e deixar as crianças dormindo, colou um recado na porta: “senhores, podem entrar, mas tomem cuidado com os meus filhos. Eles ainda estão na cama. Obrigado”. O colégio estadual “Jornalista Tim Lopes”, na estrada Itararé, principal via de acesso ao Complexo, segue fechada por tempo indeterminado.
Outras escolas da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, voltaram a funcionar normalmente. Às 8h, já se via crianças com mochilas nas costas circulando entre homens fortemente armados.
O comércio do lugar também voltou à ativa. Vendedores de desinfetante em garrafa pet pegaram no batente. E, ao que tudo indica, venderão muito esse tipo de produto. Afinal, depois da guerra, o que o povo mais precisa é de limpeza. Em todos os sentidos. Bar, restaurante, casa de ração, oficina mecânica... Todas as lojas estão à disposição da comunidade, sem acesso ao comércio desde a quinta-feira passada. O carro do carioca, que havia ficado na garagem na semana passada, congestiona as ruas em torno do conjunto de favelas. Chegar à entrada do morro é um verdadeiro teste de paciência.
Revista. Embora a paz tenha voltado a reinar, todo cuidado merece ser tomado. Quem entra e sai da favela passa por uma revista e precisa se identificar. Bolsas e sacolas são vistoriadas. Jornalistas apresentam seus crachás de trabalho. Ninguém passa sem ser notado. O serviço de moto-táxi do Complexo do Alemão, bastante usado pelos moradores, roda normalmente pelos becos. Os pilotos, entretanto, andam sem capacete para facilitar o trabalho das forças de segurança.“Será que, agora, vão conseguir tirar os corruptos da polícia? Se isso acontecer, acredito que a paz continuará na comunidade”, afirmou um morador, que, como muitos, preferiu ter a identidade preservada. “Aqui a gente prefere fechar a boca”, completou.
A energia elétrica, assim como havia acontecido na Vila Cruzeiro, estava cortada na manhã de ontem. Luz? “Vai ser difícil arrumar isso em pouco tempo. Só vamos entrar à vera quando o governo colocar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no complexo. Do contrário, ainda teremos medo na hora de subir”, afirmou um funcionário da Light, ao ser perguntado quando a energia seria restabelecida.
Medo. A sensação de medo, embora permaneça, o que é normal, diminuiu consideravelmente. Os famosos bailes funks já começam a ser divulgados na favela. O primeiro lote de ingressos para o show da “Jaula das Gostosudas” e “MC Playboy” pode ser comprado por apenas R$ 5. “Imperdível! Lançamento do videoclipe da ‘Jaula das Gostosudas’. Participação de DJ Rico e Convidados”, dizia uma faixa na entrada principal do Alemão.
Bem perto dali, um cartaz usado durante o ato pela paz estava jogado no chão. A mensagem era curta e bem clara: “No War”. Recado em inglês entendido por todo mundo que acompanhou a guerra no conjunto de favelas. E, agora, o mundo todo sabe que a guerra acabou.
                      
             reportagem: João Paulo Sardinha / postado por Daniel Pereira

EXÉRCITO VAI FICAR NO COMPLEXO DO ALEMÃO ATÉ JULHO DE 2011

Mesmo contrariado, o Exército vai permanecer no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro até julho de 2011. 
As tropas federais substituirão as polícias Civil e Militar nas duas comunidades ocupadas na zona norte do Rio de Janeiro. A avaliação da cúpula é que há um consenso político, irradiado a partir do Planalto, que prega a permanência das tropas nos morros e torna a ampliação da missão irreversível.
Ontem, o governador do Rio, Sergio Cabral Filho (PMDB), encontrou-se com a presidente eleita, Dilma Rousseff. 
Clamor. Acrescente-se à pressão política, o clamor da população, que apoiou maciçamente a operação contra o tráfico e a presença do Exército nas ruas.
Os militares, porém, estão preocupados com a mudança da missão, que deixará de ser apenas de vigilância de perímetro, isto é, de controle das entradas e saídas do morro, para se tornar uma tarefa de quase policial, desempenhada no interior do Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro.
O receio do comando é que a duração da missão somada ao novo perfil de operação coloque os militares em contato íntimo com o narcotráfico, que pode contaminar setores do Exército.
UPP. De acordo com fontes militares ouvidas pela reportagem, o prazo combinado com o governo do Rio de Janeiro é suficiente para formar novas turmas de PMs para atuar na região, com a inauguração de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas duas comunidades. Nesse período de quase oito meses, o efetivo de 800 homens do Exército dever ser mantido. O modelo de atuação não será, porém, nos moldes das UPPs. 
As tropas terão um comando militar e poderão reagir em caso de risco à segurança.
A reportagem apurou que a Defesa editará uma nova Diretriz Ministerial para resguardar de complicações legais o eventual uso da força pelas tropas, em caso de necessidade.
Diretriz.. Na última quinta-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, editou a Diretriz Ministerial nº 14, que determinou apenas o reforço do apoio, como a disponibilidade de blindados, ao governo do Rio nas operações contra o tráfico.
“Esse é o poder que a população do Rio de Janeiro tem de querer vencer o tráfico de drogas. A população já está cansada dessa criminalidade e dessa violência gratuita e está colaborando com as forças de segurança para que possamos derrotar, de uma vez por todas, o poder do tráfico de drogas”, afirmou o relações públicas do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), capitão Ivan BlazBlaz. 
Policiamento. Apesar do clima de aparente tranquilidade, a polícia realizou ontem uma cuidadosa operação de varredura nas casas dos moradores do Complexo do Alemão. O comandante-geral da PM (Polícia Militar), coronel Mário Sérgio Duarte, afirmou que, mesmo após a tomada do território, as buscas aos traficantes no Alemão devem durar mais alguns dias, talvez meses.

                               fonte: Brasil & / postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA

Atualizado às 06:46h
Terça-Feira, 30/11 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h00 Pôr do Sol 17h51
icone manhã
icone tarde
icone noite
27ºC
22ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
11mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
E 12km/h
Umidade relativa máxima e mínima
78% 57%
Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
 
Tábua de Maré
Baixa   05h06
Alta     11h21
Baixa   17h30
Alta     23h44
                        fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira