sábado, 30 de outubro de 2010

DESABAMENTO DE PRÉDIO NO RIO DE JANEIRO, MATA QUATRO PESSOAS

Equipes da Defesa Civil do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros resgataram por volta das 15h deste sábado (30) mais um corpo dos escombros onde um prédio desabou nesta manhã na Cidade Nova, no Centro da cidade.
A vítima é uma mulher, Antônia Sátiro Soares, que morava no 2º andar do edifício e pagava R$ 250 de aluguel. O filho e o marido de Antônia, que também estavam em casa no momento do acidente, sobreviveram, segundo informou a cunhada de Antônia, Rita Barros Soares.
"A Antônia é doméstica. Ela tava em casa com o filho de 9 anos e o marido. O filho foi resgatado sem ferimentos. E o marido foi para o Souza Aguiar e já está quase tendo alta", contou Rita pouco antes de saber da morte da cunhada.
Ainda segundo a cunhada, os três moravam no prédio havia 3 anos e sempre se queixavam que, quando chovia, o imóvel ficava alagado.
Última vítima
O coronel Pedro Machado, subsecretário da Defesa Civil do estado do Rio e comandante geral do Corpo de Bombeiros, informou na tarde deste sábado (30) que os trabalhos vão continuar. "Acabamos de encontrar um corpo feminino que acreditamos ser da senhora Antônia. Entendemos que este era o último corpo que estava sob os escombros. Continuaremos fazendo trabalho de busca manual até o começo da noite, retirando objetos e documentos que são importantes para essas famílias". Segundo ele, as equipes devem permanecer por pelo menos mais três horas e meia no local. A Rioluz já foi acionada para garantir que haja iluminação durante os trabalhos.
Feridos e mortos
Doze pessoas ficaram feridas no desabamento, sendo que três foram atendidas no local e liberadas em seguida. Nove pessoas foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, entre elas uma criança de 3 anos. Dos feridos, apenas um menino de 8 anos segue internado em observação.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, além dos nove feridos que deram entrada no Souza Aguiar, outras três pessoas já chegaram mortas à unidade - duas meninas, uma de 6 e outra de 8 anos, e uma senhora de cerca de 50 anos. O nome das vítimas ainda não foi divulgado.
Segundo o subsecretário da Defesa Civil estadual, Machado, o prédio que desabou era muito antigo, provavelmente com a estrutura debilitada. Ele explicou que diversos imóveis no local foram abandonados e invadidos por moradores e estariam irregulares. O coronel disse ainda que moradores às vezes fazem obras sem orientação técnica nos imóveis, tornando-os mais vulneráveis.
Nenhuma hipótese foi descartada até o momento para o desabamento, e os bombeiros vão investigar se houve vazamento de gás.




foto: o dia / reportagem  G1 / video: domínio publico / postado por Daniel Pereira

PREFEITURA DE VALENÇA PROIBE ASSESSORES ACESSAR BLOGS

Voce já ouviu falar em regressão? Pois é tem muitas pessoas que está fazendo este tratamento, mas não está voltando ao mundo atual.
Imagine que a Prefeitura de Valença acaba de baixar uma lei arcaica, uma verdadeira ordem ultrapassada. Sabendo que os blogs da cidade estão com muita força, mostrando fatos e fotos da situação precária da abandonada cidade, todos oa  funcionários da Prefeitura de  são impedidos de acessarem blogs, deacordo com um dos assessores que não quer divulgar seu nome nem o nome de quem deu a ordem. O fato é que ao acessar qualquer blog, o funcionário é impedidos de concluir a conexão, através de programas instalados nos computadores. Com isso, os assuntos de interesse do Executivo que aparecem em blogs não são vistos pelos assessores que ficam sem informações veiculadas através dessa importante ferramenta de comunicação.  
Já citei que quando fui diretor de uma emissora de Rádio no Interior de São Paulo, fechei um contrato com a Prefeitura que a emissora colocava no ar o programa diário de uma hora "Ouvinte Reporter" era ao vivo e todo ouvinte falava no ar o problema da sua rua, hospital, água ou esgoto iuminação ou outro problema, enquanto isso na Prefeitura estava um Rádio Escuta que ouvia, gravava e fazia o relatório do problema que era passado para o secretário de obras que pôr sua vêz passava as tarefas para a equipe, em menos de duas horas dava inicio a solução do problema. Este Prefeito foi reeleito, depois se elegeu para Deputado Federal e nas ultimas eleições Emanuel Fernandes se reelegeu entre um doa dez mais votados pelo Estado de São Paulo. Bom o manél (nome carinhoso) e é um homem denocratico, ouve as pessoas, dá atenção para todo seu secretáriado e respeita cada funcionário. Em razão de não sabermos o nome de quem deu esta ordem absurda aqui na Prefeitura de Valença, vamos chamar de MULA.       
                postado pôr Daniel Pereira

                       ELEIÇÕES DO SEGUNDO TURNO,                             .               TEM COBERTURA DE PRIMEIRA!             .

                       AQUI NA GAZETA DE VALENÇA

JOVENS MORADORES DE RUA

O aumento do consumo de crack e cocaína entre os jovens tem contribuído para mudar o perfil dos moradores de rua. Se no passado os moradores de rua eram frequentemente adultos e alcoólatras, hoje o que se vê são pessoas cada vez mais jovens e envolvidas com algum tipo de droga.
Entre as principais causas que tiram esses jovens de casa estão a falta de estudo, conflitos familiares e as perdas de emprego, família ou alguém muito querido.
“Algumas pessoas não sabem lidar com essas questões e vão para a rua”, diz Liliane Cristina Santos, assistente social da Casa de Convivência, órgão da prefeitura que recebe jovens e adultos em situação de rua.
W. S., 18 anos, há seis usa drogas. Começou com maconha e hoje usa cocaína. Há três meses, cansado das brigas com a família, o rapaz saiu de casa e peregrina pelas ruas de .
Na rua há seis meses, R.T., 32, é usuário de crack e saiu de casa para evitar mais problemas para a família. Casado e com filhos, ele mantém contato com a esposa. “Ela quer que eu volte, mas enquanto eu estiver assim não vou voltar”, revela o homem que diz usar drogas desde os 10 anos de idade. “Comecei para experimentar, usava cocaína. Mesmo assim eu trabalhava, fazia uns ‘bicos’ agora não dá mais”.
Preconceito. J., 27anos, conta que saiu de casa durante uma crise de depressão e nunca mais voltou.
Vive peregrinando pelas ruas há mais ou menos sete anos. Não tem mais notícia da família. Entre uma calçada e outra, é obrigado a conviver com a discriminação.
“Muitos agem com falta de educação e a gente é obrigado a agir da mesma forma”, disse.
J. afirma não ser um consumidor drogas e garante querer sair da rua e voltar para a casa, mas o caminho para recomeçar não é fácil. “Quero sair, mas não consigo porque não tenho oportunidade. Nem meus documentos consigo tirar”, disse.
Frio. Convivendo com a dura realidade das drogas e da violência, apenas um entrevistado citou a insegurança das ruas como principal dificuldade das ruas. Para a maioria o pior de tudo é o frio. Nem a fome os aterroriza porque, segundo eles, alguém sempre dá um prato de comida.
Nas histórias ouvidas há alguns pontos em comum: os jovens vão para as ruas em busca de independência e para fugir de conflitos familiares, veem no frio a maior dificuldade enfrentada na rua, dizem que querem deixar essa vida, mas quase nunca estão dispostos a aceitar a ajuda oferecida pelos agentes sociais da prefeitura.

Qualificação. Outro detalhe que chama a atenção é que muitos deles têm alguma qualificação para o mercado e possuíam um emprego regular antes de sair de casa.
Entre os entrevistados, W. M.S.  fez o curso de informática;  R.C.F. tinha um emprego como segurança e J.L.B.  trabalhava como motoboy.

                            reportagem de Camila Bergamo / postado por Daniel Pereira

EXPLOSIVO ENCONTRADO EM AVIÕES DEIXA OS ESTADOS UNIDOS EM ALERTA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou nesta sexta-feira, dia 29 de Outubro que um exame inicial de dois pacotes "suspeitos" encontrados em aviões vindos do exterior continham material explosivo. Ao jornal New York Times, o governante disse houve uma “real ameaça terrorista contra o nosso país". 
O jornal Washington Post informou que, de acordo com o presidente, os dois pacotes tinham como destinatárias organizações judaicas nos EUA. 
Obama fez um pronunciamento ao país após equipes terem encontrado pacotes em aviões de carga.
O líder americano confirmou que os objetos eram procedentes do Iêmen, país  com atuação da rede terrorista Al Qaeda.
 
Um dos pacotes, contendo um cartucho “manipulado”, equipado com circuitos elétricos, foi interceptado em um avião cargueiro no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Outro foi achado em Dubai, nos Emirados Árabes. 
Obama procurou tranquilizar os americanos, dizendo que o país está “tomando as devidas ações” para conter 
qualquer tentativa de ataque terrorista. 
Segundo o presidente, agentes da inteligência tiveram informações na noite desta quinta-feira e na manhã desta sexta-feira sobre a existência de correspondência suspeita, endereçada a sinagogas da cidade de Chicago. 
Obama disse que seu governo “está levando em conta muito seriamente” a possível ameaça terrorista. O líder americano afirmou  também que está em contato com o governo do Iêmen, que prometeu “total colaboração” com as investigações. O país árabe é o mais forte reduto da rede terrorista Al Qaeda e estas pessoas são muito ruins.
O FBI diz que os dispositivos suspeitos não foram trazidos para os EUA para análise forense. Segundo a rede CNN, autoridades no Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos - onde os pacotes foram localizados – serão os responsáveis por examiná-los.  
A fonte afirmou que agentes do FBI estão nos dois países para acompanhar o processo. 
Avião de passageiros foi escoltado por caças 
O primeiro pacote, interceptado no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido, continha um cartucho de tinta, “manipulado” e equipado com circuitos elétricos.

                    reportagem: Elisa Rossato / postado por Daniel Pereira

ULTIMO PROGRAMA NA TV, APELO E EMOÇÃO

Na última propaganda eleitoral gratuita do segundo turno, exibida na noite de ontem, os candidatos à sucessão presidencial deram trégua aos ataques entre si e adotaram um tom mais emotivo.
Na inserção do PT, a presidenciável Dilma Rousseff voltou a apostar na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a intenção de angariar votos, repetindo a estratégia adotada no primeiro turno, quando o petista era a estrela de suas propagandas. O candidato do PSDB, José Serra, preferiu investir em sua face familiar e, mais uma vez, veiculou imagem na qual embarga a voz ao declamar trecho do Hino Nacional, em convenção que ratificou a sua candidatura.
Em tom de despedida, a propaganda do PT teve início com imagens da campanha da candidata e de sua avaliação sobre o período em que rodou o País em busca de votos.
A inserção do PSDB apresentou o candidato José Serra como um homem público com experiência e com grande estima pela sua família. O PSDB apostou também em cenas histórias.
 
                                 postado por Daniel Pereira

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Sábado, 30/10 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h03 Pôr do Sol 17h37
icone manhã
icone tarde
icone noite
29ºC
21ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
13mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
E 11km/h
Umidade relativa máxima e mínima
87% 64%
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Tábua de Maré
 
Baixa  02h56
Alta    09h36
Baixa  15h32
Alta    21h58
                                fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


ELEIÇÕES DO SEGUNDO TURNO,                 TEM COBERTURA DE PRIMEIRA!

AQUI NA GAZETA DE VALENÇA

FERNANDA SANTOS, UMA BAIANA NO NEW YORK TIMES

"Em meados dos anos 90, época em que começou o curso de Publicidade da PUC do Rio de Janeiro, a baiana Fernanda Santos, 37, não imaginava que anos depois seria a única repórter brasileira de um dos maiores jornais do mundo: o "The New York Times".
Ainda morava no Rio quando trabalhou em uma revista corporativa, mas como não era oficialmente jornalista resolveu fazer 
mestrado no exterior em 1998. A partir de então a trajetória profissional de Fernanda foi de persistência e constante aprimoramento.
Na entrevista a seguir ela conta, entre uma dica e outra, seu percurso até chegar ao Times: foi um "longo namoro" que se consumou depois de muito trabalho como freelancer, inclusive escrevendo desde a Colômbia. Tudo para provar para o jornal que podia escrever matérias longas e escrevê-las bem.
Confira:
Lanna Morais - Qual a sua idade? Onde se formou em jornalismo?
Fernanda Santos - Tenho 37 anos e não me formei em jornalismo, mas em publicidade, pela PUC-RJ. Entrei para a faculdade com planos de estudar jornalismo, mas acabei fazendo mais amigos entre os que iriam estudar publicidade e concluí – erroneamente, mas só mais tarde fui descobrir isso – que a redação publicitária poderia me satisfazer tanto quanto a redação jornalística. Por essa razão, nunca pude ser efetivada em nenhum jornal no Brasil. Acabei trabalhando como estagiária em um pequeno jornal no Rio de Janeiro, mas ganhei a vida como redatora de uma revista de comunicação empresarial, um emprego que me proporcionou viajar por partes do Brasil que nunca havia imaginado conhecer e a países da América Latina que nunca havia aspirado visitar.
Cheguei a pensar a voltar à faculdade para concluir os créditos que me permitiriam ser formalmente chamada de repórter, mas achei perda de tempo. Decidi então tentar o mestrado no exterior e foi assim que acabei vindo para os Estados Unidos, onde cursei o mestrado de jornalismo impresso na Boston University em 1998-1999.
- Ainda na faculdade você já tinha em mente a área que mais gostaria de cobrir?                               - Parte dessa resposta está acima, mas queria acrescentar uma coisa importante, que é o que mais me fascinou – e me fascina – no trabalho de jornalista: a licença que temos para penetrar mundos alheios, mundos secretos, vidas privadas, e assim revelar para os leitores como vivem essas pessoas, o que lhes incomoda/afeta/entristece/alegra. Vejo o jornalista como uma espécie de intérprete, cuja funcão é de aprender, digerir e relatar os assuntos e acontecimentos que presencia. Como saberíamos sobre o resgate dos mineiros no Chile? Como saberíamos sobre a opressão aos grupos de oposição política no Irã? Ou sobre os estragos da enchente no Nordeste, ou os efeitos da seca na mesma região? Como é que uma pessoa de classe média que mora em um grande centro urbano poderia entender a dinâmica da vida no morro? Enfim, sem o jornalista, não sei se a gente ligaria tanto pelo que se passa fora da bolha que habitamos nessa grande bola que é o planeta Terra. 
- Quando ainda estava na universidade tinha o NYT como objetivo? Você está no jornal há quanto tempo?
 - Nunca sonhei em trabalhar no New York Times quando estava no Brasil nem cheguei a sonhar em trabalhar no New York Times até um ou dois anos antes de vir trabalhar aqui. Sempre fui muito realista e sempre estive ciente da profundidade e alcance do meu talento. Nunca tentei dar passo maior do que as minhas pernas. Arriscar é importante, mas sou partidária do risco responsável. Quando contactei o NYT pela primeira vez, sabia que o conjunto do meu trabalho era abrangente o suficiente, e tinha suficiente qualidade, para competir com os trabalhos dos muitos outros jornalistas que queriam trabalhar no jornal.
Minha trajetória aqui foi clássica. Comecei em um jornal pequeno, cobrindo duas cidadezinhas no oeste do Massachusetts. Depois mudei para um jornal um pouco maior, em outra parte do estado. De lá vim para Nova York, para trabalhar como repórter no Daily News, onde cheguei recomendada por jornalistas que conheci durante a minha cobertura do 11 de setembro em Nova York; estava visitando amigos na cidade nessa data e acabei ficando para fazer reportagens. A conversa com o NYT começou depois que um dos seus repórteres elogiou uma matéria minha e mencionou o meu nome para a caça-talentos do jornal. Foi um namoro longo, que me levou a sair do Daily News e passar uns meses fazendo reportagens na Colômbia, como freelancer, para poder provar que podia escrever matérias longas e escrevê-las bem. (O Daily News tem formato tablóide, portanto suas matérias são  bem mais curtas que as do NYT.) 
Fui contratada em setembro de 2005, portanto estou no NYT há 5 anos.
 - Muitos jornalistas gostariam fazer fazer carreira internacional. Como você conseguiu a vaga de repórter do NYT?  Você enxerga muita diferença entre o ambiente de trabalho do Brasil e dos EUA?
 - Me pergunto por que tantos brasileiros querem trabalhar para meios estrangeiros, pois penso que seria muito legal trabalhar para um meio brasileiro no exterior. Eu adoraria voltar para o Brasil. O país é tão rico em histórias, tão cheio de pessoas fascinantes, de dramas de quebrar o coração e também de incríveis sucessos e vitórias.
Não sei se a redação daqui é diferente da redação daí. Nunca trabalhei em uma redação de jornal brasileiro.
Vim para cá para fazer o mestrado e o meu objetivo era de voltar e tentar usar o diploma do mestrado para obter a equivalência e sair buscando trabalho em jornais daí. Um dos meus professores na Boston University me disse que, como estudante estrangeira, tinha direito a um visto de trabalho de 1 ano para trabalhar na área que estava estudando. Achei que deveria aproveitar a oportunidade e ganhar experiência prática, então fui a uma conferência de jornalismo e conheci alguns editores de jornais, até que um me ofereceu um estágio de 3 meses e me efetivou no final. Nesse meio tempo, conheci o meu marido, que era jornalista na época (hoje trabalha em relações públicas). Me apaixonei, casei e nunca mais voltei. Estou casada há 10 anos e tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, a Flora, que já fala palavrinhas em português, inglês e espanhol (sua babá é colombiana). 
- Você cobre qual editoria? 
- Escrevo para a editoria Metro, que cobre primeiramente Nova York, mas também Nova Jersey e Connecticut.
- Você escreve textos extensos em um inglês impecável. Como aprendeu?
- Essa é uma pergunta que não sei responder. Aprendi inglês em cursinho no Rio, mas aprendi mesmo depois que mudei para os EUA. Li e leio muito para adquirir fluência. No começo acho que era claro para quem lia as minhas matérias que inglês não era o meu idioma nativo. Ainda não me sinto 100% e acho que nunca me sentirei, mas funciono bem nas duas línguas, e também no espanhol, que sou fluente. Aprender a escrever em outro idioma não é fácil, mas não é tão difícil se você se dedicar e for humilde. Eu nunca me senti ofendida quando um amigo, um editor ou mesmo o meu marido, que é americano, me corrigiam (e corrigem ainda). Pelo contrário: faço questão que as pessoas me digam se eu não falei algo bem.
O inglês é um idioma que adoro, muito gostoso para escrever, mas acho o português ainda mais rico.
- Atualmente você está no ar no Brasil por meio do Globo News em Pauta, programa da Globo News. Na sua opinião, é muito diferente escrever para o público do Brasil e dos EUA?
- A diferença principal é o idioma e confesso que é uma delícia poder escrever e falar português profissionalmente. Tinha saudades disso.
- Como surgiu o convite para colaborar com o Globo News em Pauta? Como concilia a TV com o trabalho no NYT?
- É uma loucura para conciliar os dois trabalhos, principalmente quando estou em deadline e ainda mais agora que o programa começa mais cedo por aqui, por conta do início do horário de verão no Brasil. Vai ser ainda pior em novembro, com o fim do horário de verão em NY, mas vamos lá! Vou levando até que dê. Normalmente, eu me maqueio no metrô, onde é também onde leio o material que coletei para me preparar para o programa. A correria é enorme, mas adoro ter essa conexão com o meu país. 
Eu recebi uma ligação de um dos produtores da Globo por aqui, me convidando para uma conversa. Não sei como chegaram a mim, mas sei que sabiam que eu era brasileira e imagino que tenham achado interessante ter uma brasileira que é repórter do NYT como comentarista do Em Pauta.
- Com o fim da versão impressa do Jornal do Brasil a questão do desaparecimento do jornalismo de papel preocupa alguns e corrobora teses de outros. Na sua opinião, haverá uma integração mais ampla entre as plataformas impresso e online ou o jornal impresso está em contagem regressiva para seu fim? 
- Acho que as publicações impressas acabarão um dia, mas o jornalismo não, portanto o estudante não deve se preocupar e sim tentar cada vez mais aprender a ser jornalista usando as tecnologias disponíveis – programas de edição de blogs, audio e vídeo para Web, etc. O jornalista do futuro será um jornalista multimídia. A ideia de jornalista como o profissional que escreve para jornal é ultrapassada.
-  Na sua opinião, o que é preciso para ser jornalista e que características são essenciais para exercer a profissão? Que conselho você deixa para estudantes de jornalismo e recém formados que também desejam fazer carreira internacional?
- Prática e humildade. Vou explicar. Ler é bom, principalmente se a leitura é de matérias escritas por outros jornalistas – em revistas literárias, como a Piauí e a New Yorker; em revistas de notícias, como a Veja e a The Economist; em blogs, como o Huffington Post e Politico; e em jornais. Aconselho a ler um pouco de tudo, incluindo publicações cuja linha editorial o leitor não esteja de acordo. Sempre digo que para discordar com eficiência, o jornalista tem que saber como pensa o outro lado do debate, a outra facção. Discordar gritando é coisa de gente desinformada. Leia, por exemplo, os editorias do NYT e do Wall Street Journal para ver como duas das mais respeitadas publicações do mundo abordam o mesmo assunto de maneira totalmente diferente.
Acho o curso de jornalismo no Brasil, no geral, muito teórico. Jornalismo se aprende na prática, portanto trabalhe para o jornal da faculdade, faça estágios, escreva artigos freelancer mesmo que seja para o jornalzinho do seu bairro. Isso vai lhe dando experiência e lhe proporciona também colecionar clippings que você pode mostrar para um editor quando estiver procurando emprego.
Humildade é essencial porque mesmo quando você estiver entrevistando um analfabeto, pobre, desempregado, morador de favela, você não pode se esquecer de que essa é a pessoa que tem uma história para contar. Se você fosse melhor que ela, não estaria ali. Uma das coisas mais sensacionais do jornalismo é que nos mostra que, no fundo, no fundo, somos todos iguais.



entrevista feita por: Lanna Morais / video: entrevista à revista imprensa / postado por Daniel Pereira

MÁXIMO, O FILHO DE KIRCHNER, FICOU TODO TEMMPO COM SUA MÃE

Ontem, como nunca antes em público, ao lado de sua mãe, abraçando-a, acompanhá-la, ajudá-la. Máximo Kirchner, el primogénito de Cristina y Néstor, cumplió un rol crucial en los funerales de su padre y será, a partir de ahora, el sostén de la mandataria, incluso desde la política, una de sus pasiones. Max Kirchner, o filho mais velho de Cristina e Néstor, desempenhou um papel crucial no funeral de seu pai e, a partir de agora, o apoio do presidente, até mesmo da política, uma de suas paixões.
Máximo estaba en Río Gallegos cuando se enteró que Kirchner, su padre, había muerto. Max estava em Rio Gallegos Quando Kirchner soube que seu pai havia morrido.
Tardó dos horas que fueron eternas en llegar a El Calafate. Levou duas horas eram intermináveis em chegar a El Calafate. Voló en el Tango 03, junto a un grupo de amigos que militan en la agrupación que él creó, La Cámpora. Tango voou em 03, com um grupo de amigos que pertencem ao grupo que ele criou, o Campora. Contuvo a su madre , la asistió, organizó el velorio familiar, recibió a sus parientes , a Diego Maradona, habló con funcionarios. Ele segurou sua mãe, participou, organizou a vigília família recebeu familiares, Diego Maradona, conversou com funcionários. Lo acompañaba una persona que es para él como un hermano y que era para Kirchner como un hijo, el empresario de medios Rudy Fernando Ulloa Igor, recién mudado a la ciudad de Pico Truncado. Ele estava acompanhado por uma pessoa que é para ele como um irmão e foi por Kirchner como um filho, o empresário de mídia Fernando Rudy Ulloa Igor, recentemente se mudou para a cidade de Pico Truncado. La noche del martes voló con Cristina hacia Buenos Aires en un avión de alquiler donde se trasladó, además, el cuerpo de Kirchner. Na noite de terça-feira ele viajou para Buenos Aires Cristina em um aluguel plano onde se mudou ainda mais o corpo Kirchner. La otra hija presidencial, Florencia, ya había llegado desde Nueva York, donde estudia cine en la New York Film Academy. A outra filha presidencial, Florença, já tinha chegado de Nova York, onde estudou cinema na New York Film Academy. El Gobierno había intentado que viajara en un vuelo de American Airlines pero se iba a retardar. O Governo tentou viajar num voo da American Airlines, mas foi lento. Voló en un jet privado. Voou em um jato particular.
Máximo y Florencia estaban junto a Cristina cuando ella llegó a la Casa Rosada para encabezar las exequias de su esposo. Max e Florença foram com Cristina quando ela chegou à Casa Rosada para liderar o funeral de seu marido. Fue su primera aparición pública tras la muerte de Kirchner. Foi sua primeira aparição pública após a morte de Kirchner. Los dos hijos acompañaron a su madre durante el velorio. As duas crianças acompanhadas da mãe, durante o funeral. Pero fue Máximo el que se quedó todo el tiempo junto a ella , el que saludó a cada una de las diversas personalidade s que homenajearon al ex presidente, y el que c oordinó el acontecimiento con la asistencia del Secretario General de la Presidencia, Oscar Parrilli. Mas foi Max que ficou o tempo todo com ela, que cumprimentou cada um dos vários Personalidade é quem honra o ex-presidente, e que c oordinó o evento com o apoio do Secretário-Geral da Presidência, Oscar Parrilli . Se lo notó entero y firme , a pesar del dolor evidente, contaron fuentes oficiales que hablaron con él. Sentia-se completa e firme, apesar da dor óbvia, disse aos funcionários que falou com ele. Ni bien entró al Salón de los Patriotas se estremeció. Assim que ele entrou para o Hall of the Patriots tremeu. A medianoche irrumpieron los militantes de La Cámpora y él fue el centro de las cámaras, los abrazos, los llantos. Na meia-noite, os militantes invadiram a Cámpora e ele era o centro das câmeras, abraçando, chorando.
Durante los siete años que los K llevan en el poder, Máximo se mantuvo en alejado de la exposición pública . Durante os sete anos que esteve no poder K, Max permaneceu longe da exposição pública. Le fascinan los medios pero se molesta cuando aparece en ellos. Fascinado pela imprensa, mas ficou chateado quando aparece nelas. Ese bajo perfil es justo el contrario a sus actividades en la intimidad de una familia absolutamente política. Este baixo perfil é exatamente o oposto às suas atividades na intimidade de uma família bastante político. Máximo siempre se interesó por la política, creó La Cámpora, participó de infinidad de reuniones en Olivos, intercambios de opiniones con sus padres, dio su parecer sobre muchas de las medidas K. Max sempre se interessou por política, criou o Cámpora, participou de muitas reuniões em Olivos, trocas de impressões com os seus pais, deu a sua opinião sobre muitas das medidas K.
Abrió el Gobierno a dirigentes juveniles . Os líderes do governo abriram juvenis. Suele sentar a los jefes de La Cámpora en el quincho de Olivos. Normalmente sento com os chefes do churrasco Campora Olivos. Organizó, incluso, un equipo propio de fútbol para competir en los partidos que su padre solía jugar los viernes por la tarde. Organizado mesmo próprio time de futebol para competir nos jogos que seu pai costumava jogar na tarde de sexta-feira. Además de los pingüinos históricos, s u interlocutor es Aníbal Fernández. Além do histórico do pinguim s, ou do parceiro é Aníbal Fernández.
Antes lo era Alberto, el ex jefe de Gabinete. Antes era o Alberto, o ex-chefe de pessoal.
Si hasta ahora Máximo no se metió más en la política fue por el freno que le ponía su madre , contaron fuentes oficiales que hablaron del tema con los Kirchner. Até agora, se não mais na política recebi foi para o freio que colocar sua mãe disse aos funcionários que discutiu o assunto com Kirchner. Néstor, en cambio, alentaba que su hijo siguiera, de alguna manera, sus pasos. Nestor, no entanto, incentivou o filho a seguir, de alguma forma, seus passos.
Le confió uno de los pilares centrales de la vida familiar: las finanzas . Confiada a um dos principais pilares da vida em família: as finanças. Máximo maneja las cuentas de los Kirchner, los inmuebles, los plazos fijos. Max gerencia contas de Kirchner, a propriedade, depósitos a prazo. Fue por esas labores que tiene trato con varios de los banqueros más importantes del país. Foi para as tarefas que têm relações com vários dos principais banqueiros do país. Muchas veces sorprendió a alguno de ellos quejándose por la manipulación de las cifras del INDEC y, sobre todo, por el papel del secretario de Comercio Interior, Guillermo Moreno. Muitas vezes, surpreendidos nenhum deles reclamando sobre o tratamento dos dados do INDEC e, especialmente, o papel do secretário de Comércio, Guillermo Moreno. Fue por esos diálogos con agentes del mundo de las finanzas que los mercados creen puede haber un giro en algunas variables de la política económica , confiaron a Clarín fuentes del mercado financiero. Foi por estes diálogos com funcionários do mundo das finanças que os mercados acreditam que pode haver uma mudança de algumas variáveis de política econômica, Clarin fontes confiáveis do mercado financeiro. Máximo, como buen Kirchner, tiene convicciones fuertes. Maximus, como Kirchner bom, tem fortes convicções. Así como dejó trascender sus críticas a Moreno, también se mostró distante con de Hugo Moyano cuando éste llegó al velorio de su padre. Transcend esquerda e suas críticas de Moreno, também era parente distante de Hugo Moyano, quando ele chegou ao velório de seu pai. Banqueros muy influyentes creen que Máximo será ahora un personaje central del poder, un asesor ineludible de su madre . influentes banqueiros acreditam que Max é agora um personagem central do poder, um conselheiro para a sua mãe é inevitável. Aun en este momento de dolor, en el Gobierno se especula con lo mismo. Mesmo neste momento de tristeza, o Governo é especulado a mesma coisa. “Va a sostener y defender a Cristina, como siempre, pero es probable que ahora lo haga desde la política ”, dijo a Clarín un ex funcionario que durante años accedió a la intimidad de Olivos. "Isso vai apoiar e defender Cristina, como sempre, mas agora é provável que assim aconteça da política," Clarín disse um ex-funcionário, que durante anos concordou com a privacidade das Oliveiras. ¿Máximo en política? "Até na política? Es un Kirchner. É um Kirchner.
 
 matéria do jornal Clarin, especial para os Argentinos que residem na Bahia / postado por Daniel Pereira

CHUVA DE GRANIZO FAZ ESTRAGOS EM CIDADES DA REGIÃO

Nesta quinta-feira, dia 28 de Outubro, uma chuva de granizo provocou muitos estragos e deixou  preocupado os moradores do municípios de Cairu, Cajaiba, Valença, Graciosa, e Taperoá. A cluva durou de três a cinco minutos,  dependendo do local, mas foi o suficiente para danificar varios telhados e  carros. De acordo com informações da Calimatempo, que publicamos diariamente em nosso blog, hoje sexta-feira teremos chuva de manhã, a tarde e a noite.



                         fonte: climatempo / video: somar meteorologia / postado por Daniel Pereira

PROFESSORA PEDIU PARA NAMORAR COM ALUNA

 A professora Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, que foi levada nesta quinta-feira para o presídio Bangu 8, a mãe da menor D.M.S. de 13 anos é acusada de agredir a adolescente e sua irmã caçula.
A professora afirmou ter procurado a mãe da  menór D. para pedir consentimento para namorar a garota, mas que a mãe foi contra. Disse ainda que não se considera pedófila, pois se apaixonou pela adolescente. O diretor do colégio e o gerente do motel frequentado pela aluna e pela professora só deverão ser ouvidos na semana que vem.
A educadora de matemática de 33 anos, é acusada de abusar sexualmente de duas alunas de 13 anos. A polícia afirmou que o diretor da escola em que Cristiane dava aulas também será convocado para depor.
Na quarta-feira, mesmo com a possibilidade de passar até 30 anos na prisão, a professora afirmou que pretendia continuar a relação amorosa com sua aluna D., de 13, com quem mantinha relações sexuais há seis meses. Ela foi presa por policiais da 33ª DP (Realengo), após a mãe da menor denunciar que a filha estava desaparecida há dois dias.
Em depoimento, a professora admitiu o relacionamento amoroso e afirmou ser apaixonada por D.. Cristiane contou que os primeiros encontros ocorreram em seu carro, perto do colégio. Depois, as duas passaram a frequentar motéis e ir até a casa da professora quando o marido dela não estava. Cristiane foi autuada por estupro de vulnerável e corrupção de menor, com agravante de ser professora de D.
Mãe descobriu o romance
A mãe de D. contou que sabia do relacionamento há quatro meses. Ela fez uma denúncia à 8ª Coordenaria Regional de Educação (CRE) e procurou a direção da escola, que teria pedido que não levasse o caso adiante, pois a professora seria transferida. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a professora está afastada desde o mês passado e uma sindicância foi aberta.

fonte: O Dia / postado por Daniel Pereira

OS TURISTAS VÃO INVADIR NOSSA PRAIA

Bahia, roteiro obrigatóriopara turistas deve registrar a temporada de verão mais concorrida dos últimos dez anos. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia a expectativa é de 6,6 milhões de visitantes durante a alta estação, período que começa em novembro e vai até março de 2011.

Com dois feriados, finados e proclamação da república, caindo numa terça-feira, vai ser uma ótima opção para quem quer enforcar a segunda-feira e viajar para cidades de Porto Seguro, Lençóis, Morro de São Paulo e Praia do Forte estão entre os pontos preferidos para os que estão em busca de sol, praia, ecoturismo e aventura.
Antonio Carlos Tramm secretário de turismo, estima que a Bahia terá o melhor verão dos últimos dez anos. “Baseados na última pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), realizada em 2008, projetamos um fluxo turístico de 6,6 milhões de pessoas até março, o que deve garantir hotéis, bares, restaurantes e shoppings lotados no período”, calcula.
Segundo o presidente do Sindicato que representa os hotéis, Sílvio Pessoa, o setor tem registrado um constante crescimento desde o início do segundo semestre deste ano, com um pico de 85% de ocupação em setembro. “Temos agora uma série de feriados prolongados e acreditamos em um verão extremamente aquecido”, anima-se.

Mineiros, paulistas e estrangeiros

Entre os visitantes que curtem as belezas naturais, a gastronomia e a riqueza cultural do Estado estão os mineiros, paulistas, norte-americanos, franceses, alemães, argentinos e os próprios baianos que representam 52% dos turistas que circulam pela Bahia.
O empresário da rede hoteleira, Antonio Berti, dono de três empreendimentos em Morro de São Paulo, afirma que, mesmo com as eleições, o lugarejo ficará lotado no feriado de finados, além disso, a procura também está grande para feriado da proclamação da república. “Ainda há vagas, mas os interessados devem se apressar nas reservas” recomenda.
Na Praia do Forte, a situação não é diferente e a taxa de ocupação deve ficar acima de 90% nos hotéis e pousadas da região. Os resorts também devem ficar lotados nos dois feriados, a exemplo do Iberostar e do Grand Palladium, que já está funcionando e tem inauguração oficial prevista para o próximo dia 4.
Com mais de 40 mil leitos e um grande número de atrações naturais e de lazer, Porto Seguro é um dos destinos mais procurados na Bahia durante todo o ano. Após registrar uma alta taxa de ocupação durante a semana do saco cheio, a cidade deve receber milhares de visitantes até o fim do verão. A Terra do Descobrimento é o destino mais vendido da CVC, maior operadora de turismo do país.
Para quem não curte o turismo de sol e praia, uma das principais opções é a Chapada Diamantina. Cidades como Lençóis, Mucugê, Andaraí, Igatu e Palmeiras, onde está localizado o Vale do Capão são boas pedidas para aqueles que apreciam o ecoturismo e a natureza.
A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, contou que há uma série de ações promocionais em andamento como a divulgação do Destino Bahia durante as comemorações do Dia da Baiana que ocorrerão nos principais destinos emissores (São Paulo, Minas Gerais, Brasília). “Também estamos promovendo as festas populares que ocorrem no Estado, como a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Lavagem do Bonfim e Festa do Rio Vermelho, assim como o nosso Carnaval”, disse. Emília acredita também que a realização do Carnaval em março irá beneficiar o setor na Bahia
                  
                                    transliterado da Tribuna da Bahia / postado por Daniel Pereira

LULA CONFIRMA DESCOBERTA DE NOVA RESERVA DE PETRÓLEO

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, confirmou nesta quinta-feira que a agência divulgará hoje o tamanho da reserva de óleo no campo de Libra, na área da camada do pré-sal da bacia de Santos que ainda não está sob concessão. 
Lima não quis adiantar o volume de óleo previsto na reserva, que é explorada pela Petrobras, contratada pela ANP com esse objetivo. 
A estimativa feita por um consultoria internacional, feita para a ANP, indicou potencial entre 7,9 bilhões de barris a 16 bilhões de barris de petróleo na reserva de Libra, volume superior ao campo de Tupi, cuja reservas estimadas são de 5 bilhões a 8 bilhões de barris. 
Potencial. Se for confirmado esse potencial de Libra, o poço pode ser o maior já perfurado no pré-sal. 
As ações da Petrobras subiram ontem pelo quinto dia consecutivo. Inicialmente, a recomendação de um grande banco estrangeiro foi usada como justificativa para a recuperação desses papéis, mas desde anteontem, pelo menos, já circulavam especulações mas mesas de bancos e corretoras sobre a descoberta de um “megapoço”. 
Leilão. Em setembro, o governo já havia informado que pretendia licitar as primeiras áreas do pré-sal sob o novo marco regulatório, que prevê regime de partilha, já na primeira metade do ano que vem. Na época o governo afirmou que o poço de Libra deveria ser o primeiro a ser licitado. 
Na ocasião o poço de Libra já estava sendo perfurado pela Petrobras, a pedido da ANP. Inicialmente, a intenção era que a área entrasse no processo de capitalização da Petrobras, mas outras áreas foram utilizadas. 
Camada.  A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. 
Poços. Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.

                  informação: Brasil& / postado por Daniel Pereira

ANVISA BAIXA NOVA REGRA PARA VENDA DE ANTIBIÓTICO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou ontem as novas regras para a venda de antibióticos, que passam a valer a partir de 28 de novembro.
Depois dessa data a compra dos antibióticos seguirá as mesmas normas usadas para a compra dos medicamentos controlados. Farmácias ou drogarias só poderão vendê-los mediante a apresentação de receita médica em duas vias.
Uma delas fica retida na farmácia e a outra é devolvida para o paciente com o carimbo que comprova o fornecimento.
Segundo a Anvisa, a medida está sendo discutida há mais ou menos um ano. Foram feitas consultas à população e audiências públicas para definir as regras. O objetivo é aumentar o controle sobre essas substâncias e conter a crescente resistência das bactérias.
Superbactéria. Com isso, espera-se evitar a proliferação de bactérias extremamente resistentes à maioria dos antibióticos, como a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), conhecida como superbactéria, que está atingindo os hospitais do país.
“O uso indiscriminado de antibióticos é um problema de saúde pública em todo o mundo. A ideia é que o controle sobre esses medicamentos seja feito de forma mais efetiva, contribuindo para o consumo racional desses produtos”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.
Outra alteração prevista pelo novo regulamento da Anvisa atinge as indústrias farmacêuticas. Elas terão 180 dias para incluírem a frase “Venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita” em bulas e embalagens de antibióticos.
As medidas valem para mais de 90 tipos de substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos registrados no país, com exceção daqueles que são de uso exclusivo dos hospitais.
Médicos. Para o médico pediatra Paulo Miragaia, ainda vai levar tempo para as pessoas se acostumarem, mas a medida deve evitar a auto-medicação.
“Acho que deveria se estender para todos os remédios para acabar de vez com a auto-medicação, que é muito grave”, disse.
A gerente de uma farmácia, Déborah Castro de Souza e Silva antevê um impacto negativo nas vendas desses medicamentos, mas acredita que a medida é válida.
“Pode cair um pouco as vendas, mas quando as pessoas entenderem que não se trata de uma regra da farmácia, mas de uma determinação da Anvisa, acho que se normaliza”.
Segundo ela, grande parte das pessoas compram medicamentos por conta própria. “É muito comum a pessoa tomar o remédio uma vez e dar certo; aí ela não retorna ao médico e acaba repetindo a medicação”, afirmou.
              reportagem: Marinella Souza / postado por Daniel Pereira

IBAMA CONCEDE LICENÇA PARA ESTALEIRO EM MARAGOJIPE

O (Ibama)Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, concedeu na ultima quinta-feira dia 28 licença para implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O projeto será instalado na cidade visinha, Maragojipe, às margens do Rio Paraguaçu.
A obtenção desta licença representa um importante passo para a consolidação da indústria naval da Bahia, pois permite a construção efetiva deste estaleiro e a reinserção do estado na construção de plataformas de petróleo.
O estaleiro será construído pela Odebrecht, UTC e OAS e será totalmente voltado para a produção de plataformas de petróleo. A área a ser utilizada tem três mlhões de metros quadrados e terá investimento de R$ 2 bilhões.
Empregos
Durante os dois anos da construção, irá gerar quatro mil empregos diretos. A data do inicio da construção será em fevereiro de 2011.

TEMPO & TEMPERATURA

Previsão do tempo para Valença - BA


Sexta-Feira, 29/10 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h03 Pôr do Sol 17h37
icone manhã
icone tarde
icone noite
26ºC
23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
23mm 90%
Direção e Velocidade do Vento
E 12km/h
Umidade relativa máxima e mínima
94% 70%
Chuvoso durante o dia e a noite
 
Tábuas de marés 
Baixa   01h34
Alta     08h09
Baixa   13h54
Alta     20h32
                        fonte: climatempo / postado por Daniel Pereira

quinta-feira, 28 de outubro de 2010


O contra-senso do mercado

O mercado financeiro reagiu mal à retomada do favoritismo da candidata Dailma Rousseff nas pesquisas eleitorais. Os juros futuros voltaram a subir ontem, num sinal inequívoco de que a esperança dos investidores na esperada austeridade nos gastos públicos não virá. No entanto, é aquele típico comportamento engessado, resultado do olhar sobre o passado, estanque e conservador.
A realidade é que o candidato da austeridade, segundo acreditam analistas financeiros brasileiros e de Wall Street, fez promessas eleitoreiras e demagógicas - salário mínimo de R$ 600, reajuste de 10% para aposentados do INSS e extensão do benefício a mais gente e pagamento de 13º aos beneficiários do Bolsa-Família - que sangrarão os cofres públicos em cerca de R$ 46 bilhões já em 2011. Isso num momento que urge a necessidade de um orçamento mais enxuto.
Provocada e confrontada com promessas que seduziriam o seu eleitorado, basicamente o mais pobre, Dilma Rousseff não embarcou nessa canoa da gastança irresponsável. Não prometeu nada que não já estivesse previsto no orçamento já enviado ao Congresso.
É por isso que Jonathan Wheatley, correspondente do jornal Financial Times no Brasil, voz dissonante entre os estrangeiros, defendeu, em artigo publicado hoje na Folha de S. Paulo, que a vitória de Dilma em primeiro turno lhe proporcionaria o estofo político necessário para começar a passar a faca nos gastos públicos. Pelo menos a candidata petista demonstrou que o vale-tudo eleitoral não passa pela irresponsabilidade fiscal.

                   comentário: Ana d´Angelo / postado por Daniel Pereira

PAPA DIZ PARA BISPOS BRASILEIROS EMITIREM JULGAMENTOS EM MATÉRIAS POLÍTICAS

Roma (Itália) - O papa Bento XVI afirmou nesta quinta-feira que quando os direitos fundamentais da pessoa exigem, os bispos têm o dever de emitir um julgamento moral "também em matérias políticas".
O Pontífice fez estas declarações a um grupo de bispos brasileiros da região Nordeste, que estão no Vaticano para a visita "ad Limina Apostolorum", encontro com o papa que todos os bispos do mundo são obrigados a fazer a cada cinco anos.
Bento XVI disse que o dever imediato de trabalhar por uma ordem social mais justa compete aos fiéis laicos, enquanto os bispos devem contribuir para a purificação da razão e para "despertar as forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna".
"No entanto, quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas exigem, os pastores têm o dever de emitir um julgamento moral, mesmo em matérias políticas", ressaltou.
O papa acrescentou que os bispos devem rejeitar qualquer ação que vá contra a dignidade da pessoa e que seria totalmente "falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos, políticos, econômicos e sociais que não compreenda a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até a morte natural".
"Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático, que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade da pessoa, é traído em suas bases", afirmou.
O Pontífice também pediu aos religiosos que não temam a "oposição e a impopularidade" por defender a vida e manifestou que os cristãos devem colocar Deus na esfera pública, fazendo um apelo em favor do ensino "confessional e plural da religião" nas escolas públicas.  

           informações: EFE / postado por Daniel Pereira

 

PASTOR EVANGÉLICO E ESTRUPADOR É SOLTO

Pastor Waldiney Ferreira Ressurreição   
Nos chega uma noticia do Rio de Janeiro - Um pastor evangélico, acusado de cometer mais de 40 estupros, entregou-se agora a pouco ,a policiais da 37ª DP (Ilha do Governador). Waldiney Ferreira Ressurreição, de 34 anos já estava sendo investigado e contra ele havia um mandado de prisão. Segundo a delegada titular Renata Teixeira, o homem cometeu os crimes entre 2002 e este ano. Por causa da lei eleitoral, que proíbe prisões até a data da eleição caso não sejam em flagrante, o pastor foi posto em liberdade.                             O problema é o orgulho que esses caras se enchem ao colocam um Pr. na frente de seus nomes quando se vê em cima de um picadeiro gritando para meia duzia de gente, quando eles tirarem sigla Pr. tudo irá melhorar. 
O PECADO DE ORGULHO
O orgulho foi o primeiro pecado cometido pelos seres humanos. Ele teve sua origem em Lúcifer, o filho da manhã, o qual o passou à mãe de nossa raça. É um pecado universal da raça humana, e tão natural ao homem pecador, que ele cresce no coração como mato num jardim. É um pecado com milhões de vidas; parece impossível matá-lo; brota naquilo que devia envenená-lo; gloria-se em sua vergonha. O orgulho tem milhões de formas, e por causa de sua mudança perpétua não pode ser capturado. Parece impossível segurá-lo; e esse bicho escorrega de suas mãos e aparece de outra forma, mangando de sua perseguição inútil.
É um pecado inconsciente. Ninguém tem mais orgulho do que aqueles que pensam que não tem nenhum. Gloriar-se de humildade é tornar um banho de orgulho.
"Ao levar de sua cama de enxofre, quando raiou o dia, o Diabo foi passear para dar uma olhada em sua fazendinha confortável do mundo, e ver como ia seu rebanho.
Ele passou por uma chácara com uma garagem dupla, uma chácara de gentileza; e reconheceu com um sorriso, que seu pecado preferido é o orgulho que imita a humildade." (Robert Southey).
É um pecado perigoso. "Deus resiste aos soberbos", "O orgulho procede a destruição", etc. O orgulho é a tocha que ateia o inferno e toca fogo no mundo. Ele mataria Deus se isso pudesse encher seu trono, C. H. Spurgeon. É um pecado que afronta a Deus, acusando a justiça divina como Nabucodonosor fez e o anti-Cristo fará. Não é só o primeiro a chegar, mas o último a sair. Em seus últimos momentos de vida, John Knox teve um conflito violento com a sua justiça própria, apesar de ter pregado contra ela com toda sua força.
O orgulho é o cabeça da iniquidade. Não há nada horrível demais para ser cometido. Ele pega aquilo que é melhor e torna-o contra Deus. Vamos tentar acertar as flechas da verdade nesta coisa pegajosa, e que o Espírito Santo ponha veneno nestas flechas. Vamos dar uma olhada em algumas das coisas, que são boas em si, mas que são transformadas pelo orgulho contra nosso bem.
1. O ORGULHO DA RIQUEZA. É difícil ser rico e não ser orgulhoso. Deus disse ao rei de Tiro: "?eleva-se o teu coração por causa do teu poder", Ezequiel 28:5. Tiago 5:2 diz: "As vossas riquezas estão apodrecidas e os vossos vestidos estão comidos da traça". Lemos em 1 Timóteo 6:17: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos". As riquezas são boas em si, mas o orgulho as transforma em armadilhas. 1 Timóteo 6:9 diz: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína".
2. O ORGULHO DA BELEZA. A Bíblia diz em Ezequiel 28:17: "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti". Lúcifer era o querubim ungido na montanha (reino) de Deus. No cemitério da vergonha humana jazem muitas mulheres que caíram por causa da sua beleza. Cuidado com tua beleza, ó filha dos homens, pois o orgulho se oculta em teu seio, para tornar tua beleza contra ti!
3. O ORGULHO DA MORAL. Os homens falam sobre moral, porque têm um conceito muito insignificante sobre o pecado. Eles se acham bons, porque não cometeram o que o mundo chama de atos repulsivos de imoralidade. Mas ninguém é bom só porque não fez tantas coisas ruins como outras pessoas. A falha em reconhecer o pecado é pecado; menosprezar o pecado em pensamento é magnificá-lo na realidade; o maior pecador é aquele que pensa que não tem pecado. A justiça própria nega a Palavra de Deus e necessidade de sangue de Cristo para a salvação.
Spurgeon disse: "Amados, o orgulho é tecido na própria urdidura e trama de nossa natureza, e só nos livraremos dele quando estivermos enrolado em nossa mortalha. É de admirar que quando oramos - quando tentamos usar expressões humildes - estamos sendo traídos pelo orgulho. Um dia destes, achei-me ajoelhado e usando expressões tais como: "Ó Senhor, lamento-me diante de Ti, pois jamais deveria ser um pecador como eu sou. Jamais deveria ter me revoltado e rebelado contra Ti como fiz. Havia orgulho nisso; por que quem sou eu? Havia maravilhado nisto? Deveria saber que sou tão pecador, que não é de admirar que tenha me extraviado. Era de admirar que não fora pior, e crédito devia ser dado a Deus, não a mim. Por isso quando tentamos ser humildes, muitas vezes estamos mesmo correndo para o orgulho. Que assim é o que vemos todos os dias. Uma pessoa que é inimiga de Deus, orgulhosa de sua honestidade, e mesmo assim ainda rouba Deus; orgulhosa de sua castidade, e mesmo assim sabe que seus pensamentos estão cheios de lascívia e impureza; orgulhosa de elogio dos amigos, enquanto sabe que tem a culpa de sua própria consciência e a de Deus. É uma coisa estranha e espantosa pensar que o homem deva sentir orgulho, quando não há motivo para isto. Um bocado de barro vivo - depravado e sujo, um inferno vivo e ainda orgulhoso".
"Eu, o filho perverso de alguém que roubou o jardim de seu mestre, alguém que desperdiçou tudo o que tinha pelo suborno desprezível de uma única mordida! E ainda orgulhoso de meus ancestrais! Eu, que vivo da caridade de Deus, sentir orgulho de minha riqueza, quando não tenho nem mesmo um só níquel com o qual me abençoar, a não ser que Deus escolha me dar. Eu, que vim nu a este mundo, e nu vou sair! Eu, orgulhoso de minhas riquezas, que coisa estranha! Eu, tão selvagem como um jumentinho, um tolo que não sabe nada, orgulhoso de minha educação! Oh! que coisa estranha este tolo chamado homem, chamar a si mesmo doutor, fazendo-se o mestre de todas as artes, quando na verdade não é mestre de nada. E, oh! o mais estranho de tudo, é que o homem com um coração enganoso e cheio de toda espécie de concupiscência ruim, e idolatria, e adultério, e cobiça, ainda fale em ser um sujeito de bom coração, e glorie-se em si mesmo por ter pontos positivos a seu favor, o qual merece a veneração dos amigos, ou pelo menos alguma consideração do Altíssimo. Oh! natureza humana, esta então é tua própria condenação, que sejas tão insanamente orgulhosa, quando não é nada do que te orgulhares. Escreva abominável sobre isto. A glória abandonou para sempre a natureza humana. Ela é irremediavelmente louca, decrépita e depravada".
4. O ORGULHO DA ORTODOXIA.
Aqueles que entre nós conhecem algumas verdades a mais que os outros, não sabem o perigo que correm de estar cheios do orgulho da ortodoxia. Se tivermos uma sã consciência quanto à verdade de Deus, a glória pertence a Ele. Os que não conhecem a verdade são culpados, mas os que a conhecem, não devem se sentir elogiados. É a luz de Deus que vemos a luz.
Há outras maneiras de ficar orgulhoso também, observa elas também sem comentário.
5. O ORGULHO DA POSIÇÃO.
6. O ORGULHO DA ESPIRITUALIDADE.
7. O ORGULHO DA COMUNIDADE.
8. ORGULHO DA DENOMINAÇÃO.
O orgulho é egoísmo. amar a si mesmo. Adcock disse que havia 66 organizações no país, cujo propósito declarado era servir aos outros, e ainda assim havia mais egoísmo no mundo do que antes. Devemos agradecer tudo o que temos como vindo de Deus, em vez de acharmos que somos merecedores.
Cristo mostrou desprezo pelo orgulho humano. Ele mostrou Seu desprezo pelo orgulho das riquezas, vindo ao mundo de uma mãe pobre demais, tanto de riqueza como de posição social, para exigir um quarto na hospedaria. Ele mostrou Seu desprezo pelas bênçãos da comunidade, fazendo Seu lar na menosprezada aldeia de Nazaré. Também mostrou Seu desprezo pelo orgulho da posição social, comendo com publicanos e pecadores. Jesus mostrou Seu desprezo pelo poder político, recusando-Se a tornar qualquer partido no governo civil do mundo - recusando-Se, até mesmo, a ajudar a estabelecer um estado. Ainda mostrou Seu desprezo pelo orgulho da reputação sendo sentenciado à morte como um criminoso, numa cruz romana - Jesus Cristo desprezou a vergonha.
Tiago 4:6: "Antes da maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém graça aos humildes".
Provérbios 16:18: "A soberba procede a ruína, e altivez do espírito precede a queda".
Provérbios 11:2: "Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria".
1 João 2:16: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

                        postado por Daniel Pereira