domingo, 24 de outubro de 2010

GENTE DE VALENÇA

 
Eddie Vieira Lacerda, nasceu em Valença-BA no dia 22 de julho de 1927, decedente de Imigrantes Portugueses,  seu pai, Samoel do Vale Lacerda e neto de  Augusto Frederico de Lacerda que tinha um irmão e sócio: Antônio Francisco de Lacerda.                           Eddie começou a trabalhar em 1939, com seu avô que era proprietário de um armazém de secos e molhados, nesta época o garoto de 12 anos despachava os frequeses (o termo “despachar o cliente”, siguinificava atender o cliente)    Quando Eddie completou 16 anos, passou a trabalhar com seu pai Samoel do Vale Lacerda em um bazar, foi ali que ele adquiriu experiencia no ramo do comércio.                           Desde cedo como todo empreendedor, Eddie trabalhando na loja do pai, ansiava pela hora de iniciar seu proprio negócio.                                                      Quando então o jovem Eddie completou 26 anos de idade, no dia 10 de fevereiro de 1953, na  Rua Governador Gonsalves, 34, inaugurou a Casa Lacerda, no inicio trabalhava apenas com ferragens, artigos para sapateiro, peles e couros.                                                                                                               Eddie Vieira Lacerda se casou com a Senhora Ilza Souza Lacerda, deste relacionamento teve tres filhos; Hercules, Hermes e Jurandir e são eles que hoje adiministram a Casa Lacerda.                                                                                   A loja continua na mesma rua, que hoje é o calçadão,  hoje é dirigida pelos três filhos de Eddie: Hermes,  Jurandir e Hercules, seus netos começa também a se interessar pelo comércio, além disso a empresa conta com um grande quadro de funcionários, treinados e capacitados para atender bem os 10 mil clientes que possue. A Casa Lacerda, mantem o curso Doutores da Construção, que  vem formando e qualificando profissionais para o mercado de trabalho.


O avô do Senhor Eddie Lacerda, foi Augusto Frederico de Lacerda,  era engenheiro e idealizador da Companhia de Transporte Urbano engenheiro, ultilizando péças de aço importadas da Ingleterra em  1869 iniciou as obras do Elevador Lacerda em Salvador, com os dois elevadores hidraulicos funcionando em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração do elevador, que recebeu o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.         
Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de trnsporte entre as duas partes da cidade (cidade alta e cidade baixa). Inicialmente o elevador operava com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportavam vinte passageiros cada.                                            
      

Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado, somando-os até atingir o limite máximo de segurança.         
      



              
 O fundador da Companhia Valença Industrial foi João Carson pai dos irmãos Augusto Frederico Lacerda e Antônio Francisco Lacerda, foi João Carson que que projetou e construiu o farol do Morro de São Paulo.    No ano de 1858 o Senhor João Carson faleceu  e Augusto Frederico assumiu a direção da CVI.                     
 
Voltando ao Senhor Eddie Lacerda, que  nunca se interessou a vida politíca e comenta que Valença não faz um Deputado Estadual e muito menos um Deputado Federal em razão de não ter união na Cidade. Para ele Valença tem um passado de história, mas hoje tem desenvolvimento e crescimento por iniciativa dos seus moradores e empresários e não pelos seus governantes. O Senhor Eddie, gosta muito de conversar, de contar histórias da cidade e de sua vida. Ele contou varias para mim, entre elas diz que o primeiro gado que entrou no Brasil veio em navios e desembarcou na ponta do curral, por esta razão que o local recebeu este nome.
 
                                                  reportagem: Joyce Sarcer / postado por Daniel Pereira                                                                                       

2 comentários:

  1. Em outra oportunidade, sugiro que seja feita uma
    entrevista com Sr. Eddie focando vários assuntos,
    pois ele é um arquivo vivo desta cidade. Sua memória é invejável.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito triste do meu bizavô Eddie já ter falecido.Eu sou neta de Hermes meu nome é Beatriz Edington Lacerda. Até hoje aqui na casa lacerda temos um carinho enorme por Eddie

    ResponderExcluir