sábado, 22 de janeiro de 2011

CADEIRANTE AGREDIDO PRESTA DEPOIMENTO Á CORREGEDORIA

O advogado e cadeirante Anatole Morandini prestou depoimento ontem de manhã na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos para Antônio Álvaro Sá de Toledo, delegado corregedor da Polícia Civil.
Morandini, que é paraplégico, acusa Damasio Marino, delegado afastado do 6º DP, de tê-lo agredido a coronhadas na última segunda-feira, após discussão de trânsito.
A corregedoria está investigando o caso e de acordo com Toledo, falta apenas que a noiva de Marino, grávida de quatro meses, que estava com ele, seja ouvida. 
A previsão é de que o inquérito seja entregue ao Ministério Público na semana que vem. A corregedoria também aguarda o resultado do exame de corpo de delito feito por Morandini. 
Depoimento. O depoimento aconteceu na sede da OAB a pedido de Morandini.
Ele relatou a sua versão da agressão ao delegado corregedor na presença de Julio Aparecido Costa Rocha, presidente da OAB.
“Ele disse que se sentiria mais à vontade em prestar o depoimento aqui e nós atendemos” disse o presidente.
O deficiente físico falou por cerca de 1h30 e confirmou a versão relatada no Boletim de Ocorrência, lavrado na segunda-feira.
A OAB também indicou o advogado Paulo Thiago Borges Palma para defender Morandini, que junto com Borges, estuda a possibilidade de processar Estado e delegado por danos morais.
“Ainda estou decidindo. O delegado representa o Estado. Não pode agir desta forma”. 
Laudo. No dia em que foi agredido, Morandini realizou exame de corpo de delito.
A Corregedoria espera a liberação do laudo para usá-lo como prova material no inquérito que será encaminhado ao Ministério Público.
“O laudo poderá apontar se os ferimentos foram feitos com arma e se, era a arma do delegado que o atingiu”, diz o delegado corregedor.
Até o momento, as cinco testemunhas ouvidas no inquérito confirmaram a agressão denunciada pelo cadeirante.  
Desagravo. Marino responderá por outro processo, que será montado pela OAB.
Ele será novamente ouvido e, caso, a instituição entenda que houve agressão por parte do delegado, ele poderá ser punido com o desagravo público, uma moção de repúdio feita por autoridades judiciárias.
“É uma sessão solene que ocorre na OAB. Convidamos autoridades, explicamos a situação e é feito um repúdio. O investigado poderá comparecer e se manifestar ou não”, diz o presidente da OAB. 
Outro lado. Luiz Antonio Lourenço da Silva, advogado de Damasio Marino, informou que a defesa não irá se manifestar. 
Substituto. A Secretaria de Segurança Pública designou ontem o delegado José Henrique de Paula Ramos para assumir o 6° DP interinamente.

                      reportagem: Felipe Rodrigues / postado por Daniel Pereira

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

POLÍCIA VASCULHA SUDOESTE À PROCURA DE LADRÕES DE BANCO

Os moradores da zona rural de Poções, a 444 km de Salvador, estão ajudando a polícia a tentar localizar um grupo de quatro assaltantes de banco fortemente armados que mantiveram reféns, em cárcere privado, o gerente substituto da agência do Banco do Brasil local, Nilton Oliveira, a mãe dele e uma empregada da residência.
Apesar da mobilização policial, com reforços de companhias da PM e coordenadorias de polícia civil e apoio de nativos que servem de guias nas estradas de terra, ninguém foi preso até o momento. Acredita-se que o bando – que fugiu levando dois malotes, após libertar as vítimas numa estrada vicinal - ainda esteja escondida em uma fazenda arrendada nas proximidades do município ou em Boa Nova, a 40 km da sede do município.
O diretor do Sindicato dos Bancários, Rogério Braga, está acompanhando as investigações do caso e cobrou da direção do BB providências para atendimento do bancário e família. Segundo informações do Sindicato, o gerente foi surpreendido em casa por volta das 20 horas dessa quarta-feira, 19, quando estava em companhia das outras duas vítimas.
Os três ficaram sob a mira de armas, foram ameaçados de morte a todo instante e impedidos de usar sanitários, dormir ou de sair da sala até as primeiras horas da manhã de quinta-feira. Por volta das 6 horas uma parte dos bandidos conduziu o gerente até a agência para que ele apanhasse os malotes, enquanto a mãe e a empregada de Nilton eram mantidas no cativeiro, numa área afastada da cidade.
Quando o plano foi finalizado, com a entrega dos malotes num local marcado pelos assaltantes, os bandidos abandonaram o gerente e levaram as duas reféns, libertando-as nas proximidades de Boa Nova, por volta das 11 horas. Ninguém foi agredido fisicamente.
Um veículo usado na fuga, de modelo e placa não fornecidos, foi abandonado na BR 116, próximo a uma das praças de pedágio. O alerta também foi dado em todas as praças de pedágio na região, num total de três, para avisar sobre qualquer movimentação suspeita de pessoas ou veículos. A agência foi fechada ao público e deve ser reaberta ás 9h30 desta sexta-feira. O valor levado não foi divulgado.

                              matéria: Jucelino Souza / postado por Daniel Pereira

PASTOR MORRE APÓS SER BALEADO EM RESTAURANTE NO CURUZU

O pastor Jeferter Lordelo de Souza, de 39 anos, morreu após ser baleado dentro do restaurante Quero Mais, no Curuzu, no início da tarde desta quinta-feira (20). Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu.
Jeferter estava almoçando no restaurante, quando dois homens a bordo de uma moto chegaram ao local. O carona desceu da moto e disparou diversos tiros contra o pastor da Igreja Petencostal Volta de Cristo.
Atingido na lateral do abdômen, Jeferter foi socorrido por membros da igreja. Segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital Ernesto Simões, ele chegou ao local inconsciente e foi reanimado pelos médicos, mas morreu ao dar entrada no centro cirúrgico.
O autor dos disparos está foragido. As investigações estão sob responsabilidade da 2ª Delegacia de Polícia (Liberdade) e apontam que o homicídio ocorreu em represália a atuação do pastor contra o tráfico de drogas na região. 
                    matéria: Joyce Sacer / postado por Daniel Pereira

HELICÓPTERO DO CAVEX CAI EM NOVA FRIBURGO DURANTE OPERAÇÃO DE APOIO

Um helicóptero do Comando de Aviação do Exército de Taubaté, o Cavex, que estava participando das missões de resgate na região serrana do Rio caiu por volta do meio-dia desta quinta-feira no município de Nova Friburgo. A aeronave, modelo Esquilo, transportava três militares do Exército e dois civis.
O Exército informou que estavam a bordo o capitão Eduardo Leopoldo Vieira, o tenente Ricardo Jacinto dos Santos Filho e o sargento Igor Mateus de Freitas Lima. O piloto, cujo nome não foi divulgado oficialmente, seria o capitão Vieira, que foi habilitado a comandar esse tipo de aeronave no ano passado. Apesar da formação recente, ele é considerado experiente e acumula mais de mil horas de voo. Os outros dois ocupantes do helicóptero eram o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão, e o ouvidor da prefeitura de Teresópolis, Ricardo Raposo.
 A queda aconteceu a poucos metros do solo, durante operação de pouso, quando o piloto perdeu o controle. A hélice bateu no chão e a aeronave caiu sobre um monte de esterco, o que amenizou o impacto. Apesar do susto e dos danos no helicóptero, todos os tripulantes e passageiros passam bem.

                               reportagem: Walter Rodrigues Moreira / postado por Daniel Pereira

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DIVIDA DE DROGAS, SÓ PÓDE TER UM FIM

Uma mulher e as duas filhas foram mortas a golpes de faca, um pouco antes do começo da madrugada desta terça-feira (18), no bairro Alecrim I, Zona Norte de Eunápolis. No local havia ainda três crianças, de cinco, quatro e três anos, que presenciaram a chacina. Uma delas ficou ferida no rosto.
Segundo a polícia, o crime pode ter ligação com drogas, já que, segundo um sobrevivente, os assasinos teriam dito que queriam receber o seu dinheiro.
O marido de uma das mulheres – Josevaldo Andrade Souza, 40 anos, mais conhecido como 'Solteiro', fugiu para não ser morto. Conforme a polícia, ele seria o lavo principal dos bandidos.
Quem também estava na hora do crime era um auxiliar de serviços gerais, identificado apenas como Marcos. Ele teria vindo de Trancoso, onde trabalha, visitar a mulher e os dois filhos de três e quatro anos e, como não teria nenhuma ligação com as dívidas, teve a vida poupada.
Marcos falou que assistia a um programa na televisão e que três homens arrombaram a porta do fundo da casa, que fica no Caminho 11, número 25. Ele contou que foi rendido e viu a esposa Roseane Souza Santos, 21 anos, que também estava grávida de dois meses, pedindo não ser morta. Ele afirmou que sempre trazia um dinheiro extra para ela quitar dívida de drogas com traficantes.
As demais vítimas foram identificadas como Sirleia de Souza Santos, 38 anos - esposa de 'Solteiro', e a adolescente Valdiele Santos Reis, 16 anos, mãe da outra criança. Sirlei era mãe das outras duas.
Policiais militares do PEOT encontraram no interior da casa cachimbos usados para fumar crack. Nas paredes, estavam escritos números de telefones, que a polícia acredita que sejam de fornecedores de droga e que poderão ajudar os investigadores a esclarecer os homicídios.
'Solteiro', que ainda chegou a ser perseguido pelos matadores, continua foragido. As crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Eunápolis. A polícia já tem tem suspeitos

                                            fonte: radar64/ postado por Daniel Pereira

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DILMA VAI REVER COMPRA DE CAÇAS

Nova reviravolta no processo de compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), o Programa F-X2. A presidenta Dilma Rousseff (PT) decidiu reavaliar as propostas finalistas antes de tomar sua decisão.
A notícia foi divulgada ontem por agências internacionais de notícia, com base em informações de fontes do governo federal.
Dilma quer novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, um dos principais pontos do programa.
A presidenta não “teria preferência por qualquer fornecedor”, o que significa que os três concorrentes continuam no páreo.
Os finalistas do processo de escolha do jato que irá reequipar a FAB são o consórcio francês liderado pela Dassaut, com o Rafale, a sueca Saab, com o Gripen NG, e a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet.
O negócio está avaliado em pelo menos US$ 4 bilhões, mas esse valor pode aumentar dependendo do pacote que for negociado. O Ministério da Defesa e os concorrentes não comentaram o assunto.
Preferência. O ex-presidente Lula tinha preferência pelo caça francês. Em 2009, ele chegou a anunciar como certa a compra do Rafale.
Já Aeronáutica, em relatórios elaborados e depois revisados, apontou que o sueco seria a melhor opção pelo preço e pela transferência de tecnologia.
O jato sueco ainda está em fase de desenvolvimento e a Saab acenou a possibilidade de o país participar do projeto caso o Gripen NG seja o vencedor.
A Dassault garante que irá transferir tecnologia e oferece benefícios e parcerias com a indústria brasileira, principalmente com a Embraer, no desenvolvimento do cargueiro KC-390, mas tem o fator do preço do Rafale, o mais caro, estimado entre US$ 70 e US$ 80 milhões.
Já com relação aos norte-americanos a dúvida é a transferência de tecnologia, uma vez que há necessidade de autorização do Congresso.
Na semana passada, Dilma reuniu com senadores norte-americanos em visita ao país, e abordou o assunto. Eles ratificaram o interesse no F-X2.
Positivo. “Se essa for mesmo a posição da presidenta, é um fato positivo”, afirmou ontem Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Ele avalia que a revisão das propostas pode beneficiar a Boeing. “Os norte-americanos voltam a ter chance de ganhar a disputa. Eles são tradicionais fornecedores de armamentos para o país”, afirmou.
Para o vice-diretor regional do Ciesp em São José, Ney Pasqualini, a notícia também é positiva para o setor aeronáutico da região, que tem preferência pelo avião sueco.
Está todo mundo em compasso de espera”, disse.
                        fonte: agencia estado / postado por Daniel Pereira