sábado, 30 de outubro de 2010

EXPLOSIVO ENCONTRADO EM AVIÕES DEIXA OS ESTADOS UNIDOS EM ALERTA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou nesta sexta-feira, dia 29 de Outubro que um exame inicial de dois pacotes "suspeitos" encontrados em aviões vindos do exterior continham material explosivo. Ao jornal New York Times, o governante disse houve uma “real ameaça terrorista contra o nosso país". 
O jornal Washington Post informou que, de acordo com o presidente, os dois pacotes tinham como destinatárias organizações judaicas nos EUA. 
Obama fez um pronunciamento ao país após equipes terem encontrado pacotes em aviões de carga.
O líder americano confirmou que os objetos eram procedentes do Iêmen, país  com atuação da rede terrorista Al Qaeda.
 
Um dos pacotes, contendo um cartucho “manipulado”, equipado com circuitos elétricos, foi interceptado em um avião cargueiro no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Outro foi achado em Dubai, nos Emirados Árabes. 
Obama procurou tranquilizar os americanos, dizendo que o país está “tomando as devidas ações” para conter 
qualquer tentativa de ataque terrorista. 
Segundo o presidente, agentes da inteligência tiveram informações na noite desta quinta-feira e na manhã desta sexta-feira sobre a existência de correspondência suspeita, endereçada a sinagogas da cidade de Chicago. 
Obama disse que seu governo “está levando em conta muito seriamente” a possível ameaça terrorista. O líder americano afirmou  também que está em contato com o governo do Iêmen, que prometeu “total colaboração” com as investigações. O país árabe é o mais forte reduto da rede terrorista Al Qaeda e estas pessoas são muito ruins.
O FBI diz que os dispositivos suspeitos não foram trazidos para os EUA para análise forense. Segundo a rede CNN, autoridades no Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos - onde os pacotes foram localizados – serão os responsáveis por examiná-los.  
A fonte afirmou que agentes do FBI estão nos dois países para acompanhar o processo. 
Avião de passageiros foi escoltado por caças 
O primeiro pacote, interceptado no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido, continha um cartucho de tinta, “manipulado” e equipado com circuitos elétricos.

                    reportagem: Elisa Rossato / postado por Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário