sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FESTA DO GUARANÁ EM TAPEROÁ

Acontece nesta sexta feira dia 3 de setembro a Expo Inter Guaraná, em Taperoá. A Festa do Guaraná é uma realização da prefeitura de Taperoá, e tem como objetivo divulgar a cultura do guaraná e buscar o seu reconhecimento.
A abertura oficial do evento será às 17 horas. A Festa prossegue até a próxima terça-feira, 7 de setembro. Na programação constam palestras, apresentações culturais, o Desfile do Garoto e da Garota do Guaraná, olimpíada estudantil, corrida de Jegue, dentre outras. O guaraná é um produto genuinamente brasileiro. O Brasil, inclusive, é o único produtor comercial de guaraná no mundo. E a Bahia tem 6.461 hectares, sendo o Estado que mais produz no País, estando à frente do Amazonas e Mato Grosso. Na safra 2007/2008, foram produzidas quase duas mil toneladas na Bahia.
O guaraná é cultivado, principalmente, na região da Costa do Dendê, no Baixo Sul do Estado, numa área superior a 6.000 hectares. Emprega mais de 3,5 mil produtores familiares distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais, com uma produção superior a 3 mil toneladas de grãos por ano.
As indústrias de refrigerante têm a maior participação no mercado de guaraná: cerca de 1.450 toneladas ou 44% do que é produzido no País são destinados à produção de bebidas. Em 1997, o segmento atingiu 10,6 bilhões de litros. De lá para cá as taxas de crescimento variam entre 10 a 20%. 
                                                                                                                            postado por Daniel Pereira  
                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário