sábado, 11 de dezembro de 2010

PRODUTOS NATALINOS TÊM ALTA DE ATÉ 40%

Com um aumento de quase 40%, o panetone e o tender são os vilões do Natal 2010 na região. O dado é do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais) divulgou a pesquisa de produtos natalinos.
De acordo com a pesquisa, realizada na primeira semana de dezembro em 17 supermercados, o preço médio do panetone e o tender tiveram respectivamente um aumento de 39,67% e 31,99%. 
Um panetone de 500 gramas que no ano passado custava em média R$7,84 este ano sai por R$10,95.
Ainda de acordo com a pesquisa, o peru teve aumento de 4,67% e as nozes tiveram aumento de 1,93%, já as passas cairam 0,98 e o chester ficou 4,46% abaixo do que no ano passado.
Segundo o economista do Nupes, Laureano Rosa, o motivo do aumento do panetone foi a alta dos nos custos de produção do açúcar e do trigo no último ano
“Estes são valores médios, por isso é preciso que os consumidores pesquisem muito antes de comprar, outra opção é utilizar produtos e frutas da época, estamos num país tropical com grande opção e variedade de produtos”, disse. 
Pesquisa. Segundo o sub-gerente, Nilton Prado, mesmo faltando quatorze dias para o Natal, muita gente já está pesquisando e adiantando a compra de produtos natalinos, mas o a maior procura ocorre depois do dia 20.
O eletricista João Alcenio, 38 anos, esteve pesquisando preços de cestas de Natal para presentear familiares. “A gente já ta acostumado com os aumentos, então já saio de casa no começo do mês para ir pesquisando e tentar conseguir uma melhor preço”, disse. 
Já o mecânico Carlos Eduardo Andrade,37 anos, mesmo com o preço elevado disse que não abre mão de comer panetone no final do ano prefere deixar para comprar o produto depois do Natal. 
“Durante o mês eu compro um ou outro panetone porque toda a família gosta, mas deixo mesmo para comprar depois da virada de Natal, aí consigo comprar três pelo preço de um”, afirmou.                                            
                       matéria: Laura Leiming postado por Daniel Pereira

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário