sábado, 25 de setembro de 2010

CONHECENDO O CHURRASQUEIRO E A CHURRASCARIA

Arri Coser: segredo da Fogo de Chão é a base sólida que permitiu uma evolução contínua nos processos internos e uma busca pela excelência nos serviços.
Tradição, credibilidade e qualidade. Estes são os ingredientes principais que compõem um dos menus mais tradicionais e apreciados pelos amantes da boa carne. “Começamos a despontar em meados de 1983, quando, ainda em Porto Alegre, passamos a apostar na realização de shows e eventos que atraíram clientes de várias partes do Brasil, inclusive paulistanos, que sugeriam a nossa vinda para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Resolvemos seguir o conselho”, conta Arri Coser, um dos fundadores da churrascaria Fogo de Chão que, só no ano passado, recebeu mais de três milhões de clientes em toda sua rede. Ao trazer os conceitos do legítimo churrasco gaúcho ao eixo Rio-São Paulo, Coser, juntamente com seu irmão, Jair Coser, não poupou esforços para garantir seu espaço em cidades onde a gastronomia é concorridíssima. Mas o empresário não titubeou: desde o início, atentou-se à evolução da qualidade dos produtos e dos serviços, acompanhando a crescente exigência dos clientes.
“O segredo a que se deve o sucesso da Fogo de Chão é a estrutura que formamos logo no início do negócio. Desenvolvemos uma base sólida que permitiu uma evolução contínua nos nossos processos internos e uma busca pela excelência nos serviços”, diz o empresário que lembra ainda das dificuldades enfrentadas no início da implementação do empreendimento.

Nosso primeiro desafio foi a falta de dinheiro. Tínhamos várias ideias inovadoras, mas elas não eram colocadas em prática por falta de verba. Somente após alguns anos pudemos passar do planejamento para os projetos concretos”. De fato, as estratégias do empresário, que prometiam alavancar o negócio, vingaram. Desde 1992, a churrascaria é citada pela mídia como um dos melhores pontos gastronômicos do Brasil. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho de anos. Nada aconteceu da noite para o dia. Temos uma verdadeira história de aprimoramento contínuo”.
Quando questionado sobre a contribuição de seus funcionários no sucesso do negócio, Coser protesta: “Nossa equipe é bem mais do que uma contribuição, ela é a essência da Fogo de Chão”. E para garantir serviços de primeira, Coser investe em todas as áreas da empresa, oferecendo treinamentos periódicos, aulas de inglês, de enologia e de gastronomia. “Antes de qualquer produto ser lançado ao público, fazemos um treinamento especializado e com demonstrações”, diz Coser. Segundo ele, é preciso estar preparado para atender às mudanças de perfil do consumidor. “Temos grupos de amigos e famílias nos finais de semana. Mas, de segunda a quinta, nossa maior clientela é formada por executivos e profissionais que costumam realizar reuniões, eventos, almoço ou jantar de negócios em nossas unidades. Nestas ocasiões, as maiores pedidas são o cordeiro, a picanha, a fraldinha e a costela.”
                                postado por Daniel Pereira

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