sábado, 25 de setembro de 2010

RAÇÃO HUMANA NO CARDÁPIO DIÁRIO

Composta por diversos cereais, a mistura ganhou a preferência de parte da população e já faz parte do cardápio diário de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Entretanto, especialistas recomendam o seu consumo como suplemento nutricional, ou seja, combinada a outros alimentos. 

A nutricionista da rede Oba Hortifruti, Laisa Alves, sugere a utilização de duas colheres (sopa) por dia, batidas com água, suco, vitamina, iogurte, leite ou para acompanhar saladas de frutas, por exemplo. "A mistura deve ser consumida preferencialmente no café da manhã ou no lanche da tarde", orienta. A composição da ração humana pode variar, dependendo das preferências e necessidades de quem a consome, se for preparada em casa. Para tanto, Laisa sugere a seguinte combinação:
Ingredientes: 250 g de fibra de trigo, 125 g de leite de soja em pó (extrato de soja), 125 g de linhaça marrom, 100 g de açúcar mascavo, 100 g de aveia em flocos, 100 g de gergelim com casca, 75 g de gérmen de trigo, 50 g de gelatina sem sabor, 25 g de guaraná em pó, 25 g de levedo de cerveja, 25 g de cacau em pó.
Procure aliar as duas modalidades. A musculação ajudará na manutenção ou ganho da massa muscular (dependendo da intensidade de esforço), o que é essencial para acelerar o metabolismo e diminuir gordura corporal. Já com os exercícios aeróbicos, por sua vez, você melhora sua resistência cardiorrespiratória e a queima de gorduras. Não deixe de fazer uma avaliação na academia para saber seu intervalo de frequência cardíaca (este valor varia individualmente). Outro fato fundamental é avaliar sua alimentação. Caso esteja inadequada ou muito restritiva em calorias e nutrientes pode estar dificultando sua perda peso, por favorecer a desaceleração do seu metabolismo e o aumento das reservas de gordura.
Na versão light do doce, o açúcar, que libera grande quantidade de insulina facilitando o acúmulo de gordura abdominal, deve ser substituído por 200 gramas de adoçante em pó próprio para forno e fogão. na hora de escolher o coco, opte pela fruta fresca, por possuir mais vitaminas e minerais, ao contrário do ralado industrializado, mais prejudicial ao organismo por conter conservantes. Já no caso da margarina, opte pela versão light e em temperatura ambiente por ser menos nociva ao colesterol. o ganho? a receita fica três vezes mais leve, com 115 calorias por unidade.

Açaí mais leve
Você adora o sabor da fruta, mas deixa de prová-la com receio das calorias? a dica é beber apenas o seu suco. "enquanto que 300 ml de açaí cremoso têm por volta de 700 calorias (tirando a granola e a banana), o valor energético de um copo de polpa batida com uma fruta leve tem, em média, 200 calorias. opte por laranja ou morango e beba sem culpa", sugere o nutrólogo alexandre Merheb.

                    postado por Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário