quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PESQUISA AFIRMA, BRASILEIRO GASTA MAIS COM RESTAURANTE

Os restaurantes do Brsil têm um bom motivo para comemorar --a cada R$ 100 gastos pelo brasileiro com alimentação, R$ 30 são para comer fora de casa.
É o que aponta o estudo ‘Food Service Brasil’, feito pela GS&MD - Gouvêa de Souza, de São Paulo, que ouviu em setembro passado 1.224 pessoas em todo país.
A pesquisa mostra aumento de 29% nos últimos oito anos na procura por restaurantes. Em 2002, somente 24,1% do gasto era aplicado fora de casa. O objetivo do estudo é nortear a atuação das empresas do setor.
Com os novos dados, a procura pela alimentação fora de casa do brasileiro supera a registrada em países como França (22%) e Alemanha (20%).
Jácomo Dontorim, gerente do restaurante Jabá do Ribamar, sentiu o reflexo dessa demanda e teve que investir na ampliação de seu comércio. As obras devem ser concluídas no dia 12.
“Aumentei o máximo que pude, cerca de 20 mesas. Mas já vi que depois de um tempo vai ter gente de novo indo embora porque a fila é muito grande”, afirmou.
Segundo ele, o principal desafio dessa demanda é conciliar movimento com qualidade e variedade da alimentação oferecida.
Gasto.
O levantamento divulgado na última terça-feira mostra que gasto médio no almoço é de R$ 17 em dias de semana e de R$ 37,20 no fim de semana.
Em São Paulo, o valor é ainda maior: o paulista gasta R$ 17,80 com almoço durante a semana e, em média, R$ 44 aos sábados e domingos.
Eduardo Suga, 43 anos, dono do Oriente Express, disse que o gasto maior aos finais de semana acontece porque o perfil do consumidor é diferente.
“Durante a semana, as pessoas que comem fora estão no meio do expediente e gastam o valor permitido pelo tíquete que recebem no trabalho.”
“No fim de semana, o movimento é de lazer. São famílias e amigos que estão descontraídos e acabam gastando mais”, disse Sugo, que tem restaurantes nos shoppings Colinas e CenterVale.
As informações consolidadas da pesquisa mostram que o ‘delivery’ é um dos responsáveis pela maior demanda por restaurantes.
Segundo os dados, o brasileiro pede, pelo menos, uma vez por semana comida em casa ou no trabalho. 
“Essa foi uma das grandes surpresas apontadas por esse estudo. Isso mostra que a cadeia de restaurantes no Brasil ainda está em formação e precisa investir nessa questão do atendimento domiciliar”, afirmou Fabiana Castro, sócia diretora da GS&MD - Gouvêa de Souza. 
Para Carlos Cezar Bergamo, 44 anos, proprietário da rede Churraskilo, a tendência é que se aumente ainda mais a necessidade de se comer fora todos os dias. “As pessoas estão mais ocupadas e as mulheres trabalhando fora”, disse.
               reportagem: Carolina Teodora / postado por Daniel Pereira

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