domingo, 17 de outubro de 2010

PLANTÃO - CENSURA MATA UM JORNALISTA EM IBITNGA -SP

É querido leitor, parece que no Brasil ainda tem muita gente que não sabe que estamos vivendo um tempo de democracia. Todos os dias estão matando ou processando jornalistas. Há poucos dias um colega rádio aqui da cidade de Valença, teve os equipamentos penhorado por um energúmeno.
Eu sabendo disso quero dizer que "OS DITADORES MUDAM OU SE MUDAM DE VALENÇA".

Mas lá em Ibitinga, a Polícia Civil colocou toda a equipe de investigação na tentativa de elucidar o assassinato do empresário e jornalista Wanderley dos Reis, de 42 anos, dentro de sua casa, no Centro da cidade. Dono do Jornal Popular News, uma publicação periódica de Ibitinga, Reis teve a casa invadida, por volta das 20h30 de sábado, por três homens armados que o mataram com um tiro na perna. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria do crime.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Militar, durante à noite de sábado, Móises Fernandes da Silva, 20, que morava na mesma casa com o jornalista, escutou um homem chamando por Reis. Ao sair no portão, encontrou três homens esperando para conversarem com o dono do jornal. Ao entrar para avisar Reis da visita, o trio o seguiu e invadiu a residência.
Armados, eles fizeram os dois reféns. Inicialmente, segundo a polícia, pensaram tratar-se de um roubo. Mas, depois, a situação mudou. Tanto o jornalista quanto o colega foram agredidos fisicamente e trancados dentro de um quarto. Minutos depois, a porta do cômodo foi aberta e o jornalista retirado à força pelos criminosos.
Wanderley dos Reis foi levado até a cozinha. O delegado Carlos Ocon de Oliveira, de Ibitinga, diz que não foi possível descobrir o que o trio falou ao jornalista. Um dos homens disparou um tiro na perna de Reis. Em seguida, os três homens fugiram sem levar nada. Parte da casa, no entanto, foi revirada.
 O dono do jornal Popular News foi socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros ao Pronto-Socorro. Depois, foi transferido à Santa Casa. O projétil atingiu a veia femoral e o jornalista não resistiu ao ferimento. Ele morreu no começo da manhã deste domingo, segundo informações passadas pelo hospital à polícia.
 "Ainda estamos investigando e é prematuro saber o motivo do crime. Não sabemos se é por coisas pessoais ou pelo fato dele ser dono deste jornal", diz o delegado. Detalhes do depoimento da única testemunha estão sendo preservados pela polícia para não atrapalhar as investigações. A perícia preliminar na casa encontrou dentro da cozinha uma cápsula usada em armas calibre 380.
 O jornal Popular News, de Wanderley dos Reis, é considerado pelos moradores da cidade uma publicação bastante simples, porém, de oposição ao atual governo. O jornalista é que escrevia as reportagens basicamente ligadas à política e outros assuntos ligados a infra-estrutura do município. 

                        postado sem medo, por Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário