sábado, 20 de novembro de 2010

EM TOM DE DESPEDIDA, LULA, AGRADECE PEÃOZADA DO BRASIL

Durante cerimônia de lançamento do navio Sérgio Buarque de Holanda, da Transpetro, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu à “peãozada”, em tom de despedida, pelo apoio recebido durante seu governo.
“Muito obrigado porque eu sei que, nos momentos mais difíceis que eu passei na Presidência da República, foi a peãozada desse país que teve a coragem de gritar: se mexer com o Lula, mexeu comigo”, disse para uma plateia de metalúrgicos do setor naval. 
Lula demonstrou um misto de emoção, bom humor, informalidade e fez vários agradecimentos na última cerimônia da qual participa em um estaleiro como presidente. 
Lula chamou o governador do Rio, Sérgio Cabral, de “Serginho” e pediu à cantora Miúcha - presente ao evento representando a família do homenageado - que agradecesse a seu irmão Chico Buarque pelo apoio à Dilma Rousseff na campanha eleitoral. O presidente encerrou o discurso parodiando a si mesmo ao mencionar sua frase clássica “companheiros e companheiras, nunca antes na história deste país...”, imitando quem o imita.
“Eu tenho consciência de que não fiz tudo o que precisava ser feito, mas fiz mais do que muita gente imaginava que eu podia fazer.
“Muita gente que passou pela Presidência deve estar se perguntando: como é que um peão conseguiu fazer mais do que eu?”
No agradecimento a Chico Buarque, Lula disse que o compositor expressou claramente que ele “teve a coragem de dizer ‘eu gosto deste governo porque este governo não fala fino com os Estados Unidos e grosso com o Paraguai’”. “Nós não queremos falar grosso nem fino com ninguém. Nós não estamos subordinados política e intelectualmente a outros interesses” .
O presidente também ressaltou a importância de ver mulheres fazendo o trabalho num estaleiro e lembrou de sua época de metalúrgico, quando era proibido que uma mulher fosse soldadora. Ao destacar a presença das mulheres, inevitavelmente, Lula citou Dilma Rousseff “garantindo” ao governador Sergio Cabral que haverá continuidade da parceria estabelecida entre governo federal. 
O lançamento do navio, no estaleiro Mauá, transformou-se em uma grande homenagem do setor naval a Lula por ter recuperado o setor. 
Prêmio.Lula foi escolhido para receber o prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010 em uma decisão de um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. 
Lula já recebeu outras premiações internacionais, como o de “Estadista Global” em janeiro deste ano no Fórum Econômico Mundial, e o Prêmio pela Paz 2008, da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em maio de 2009.
                   fonte: AE / postado por Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário