quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITE FALHAS NO ENEM

Após duas edições marcadas por uma série de problemas - vazamento da prova, falhas na encadernação, cabeçalho trocado, batalhas jurídicas -, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu ontem que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado mais de uma vez por ano, o que permitiria uma organização com “mais tranquilidade” e “menos atropelos”. 
O comentário foi feito durante audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, em Brasília, que convidou Haddad para dar explicações sobre os equívocos da última edição do Enem.
“A saída adequada e já planejada é que se realizem mais edições do Enem por ano. Isso vai mitigar, se não a totalidade, a quase totalidade dos problemas que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela organização da prova) enfrenta com falhas às vezes humanas, às vezes ocorrências que não estão sob a sua responsabilidade”, disse. “É possível e desejável que haja mais de uma edição por ano do Enem.”
Avaliação.
Na opinião do ministro, a aplicação de outra prova permitiria que o estudante se inscrevesse e fosse avaliado mais de uma vez - além disso, os exames poderiam ser diluídos em datas distantes entre si. “Se ele (estudante) participa de uma (prova) e não se dá bem, participa de outra. Em caso de abstenção, tem no seu horizonte uma nova oportunidade.” 
Redução.
Segundo o ministro Haddad, haveria ainda uma desconcentração nos preparativos, com a redução do número de inscritos por edição.
“Penso que teríamos menos atropelos, mais tranquilidade, mais parceiros, mais empresas interessadas em colaborar com o setor público”, afirmou. Nos Estados Unidos, disse, aplica-se o SAT (equivalente ao Enem) sete vezes durante o ano.
Validade.
Haddad disse que o tempo de duração da validade do Enem poderá ser revisto. Atualmente, o Enem tem validade de um ano. Ele disse que a duração pode ser ampliada para dois anos.
                          fonte / AE / postado por Daniel Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário