domingo, 12 de setembro de 2010

REDE SOCIAL VIRA VITRINE DE PRODUTOS

A interatividade das redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter alcançaram o patamar de ferramentas de comunicação dentro das empresas brasileiras, que aos poucos abandonam o estereótipo de que este tipo de site serve apenas para “atrapalhar o rendimento do funcionário”.

Corporações de pequeno, médio e grande porte têm adotado estes aplicativos como forma de divulgar trabalhos, lançar mega-estratégias de marketing e, inclusive, captar mão de obra.
É o que tem acontecido também com organizações empresariais de todo Brasil, que se inovam ao interligar produto e cliente por meio das redes.
Um exemplo é a General Motors, que incorporou o Facebook como forma de comunicação entre funcionários e de aproximação com o público.
São fenômenos da comunicação deste século e pesquisas mostram que as comunidades inseridas nestas redes têm peso de decisão. A área de marketing da GM utilizou o Facebook para lançar veículos como o Chevrolet Camaro e a nova S-10. Já é uma opção estratégica fazer grandes investimentos nesta área”, afirmou Pedro Luiz Dias, diretor de comunicação da GM do Brasil.
“É uma alternativa mais barata e um espaço para dialogarcom diversos públicos. No ano passado, a febre era a contratação de pessoas pelo Twitter, que teve início principalmente pelas agências de publicidade brasileiras e que agora se espalham pelas demais empresas”, afirmou Eric Messa, especialista em comunicação em mídias sociais da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), de São Paulo.
Encontro. A pergunta “o que está acontecendo?”, mote principal do Twitter (site onde é possível contato imediato por frases de até 140 caracteres) causou a aproximação do empresário Cássio Rosas, diretor da agencia de publicidade KMS Comunicação, com a jornalista Ticiane Toledo.
Eles já haviam se conhecido por meio do site, até que a abertura de uma vaga na agência de Rosas interessou Ticiane. “Enviei uma mensagem via Twitter para o Cássio na hora que fiquei sabendo e em 10 minutos fui convocada para participar do processo de seleção”.
Segundo Rosas, a interatividade proporcionada pelo Twitter só acontece de fato quando bem utilizada. “As pessoas abrem os olhos quando assuntos interessantes são postados pela agência. Não adianta ter uma conta e ficar inerte. O negócio é interagir”, disse o diretor da KMS.
Emprego. Foi pensando nessa interação que a fabricante de aviões Embraer, de São José dos Campos, resolveu apostar na captação de mão-de-obra por meio do Twitter.
Até sexta-feira, o domínio @rhembraer tinha 469 seguidores e já havia divulgado vagas para vários setores da empresa, encaminhando os candidatos par ao cadastro online no site da empresa.

                                                             postado por Daniel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário