quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESGATE DOS MINEIROS, RECEBE HOMENAGENS

Jornais chilenos noticiaram com comoção a operação de resgate dos 33 mineiros presos abaixo da terra por 69 dias. Durante a madrugada e todo o dia de quarta (13), os principais portais de notícias do país se ocuparam quase que exclusivamente do fato. Sobraram elogios para a operação e para o governo de Sebastián Piñera.
"Não sei como pagar o esforço do governo", declarou o presidente boliviano Evo Moralles em frase que ganhou destaque no portal Emol, de uma das principais publicações chilenas, El Mercurio. Moralles chegou ao Chile pela manhã para se encontrar com Carlos Mamani, boliviano e um dos mineiros presos.
Na transmissão ao vivo feita pela internet e acompanhada por redes de TV de todo o mundo, Piñera abraçando um a um os homens que saiam de há 600 metros de profundidade. A cada vez que a capsula com as cores da bandeira - vermelho, branco e azul - se abria para que um dos resgatados se visse livre, o grito: "Chi-chi-chi, le-le-le".
"Me expressou gratidão", disse o presidente ao transmitir o que teria conversado com o primeiro mineiro a ser libertado, Florencio Ávalos. Cada encontro foi também captado durante uma cobertura ao vivo e ininterrupta da rede de TV internacional CNN, que no intervalo do resgate de um mineiro e outro chegou a noticiar de tudo, até mesmo que um deles seria fã de Elvis Presley. "Edison Peña, essa é pra você!", disse um dos apresentadores ao som de canção do Rei. "Let's rock, everybody, let's rock..."
Até mesmo a ex-presidente Michelle Bachelet resumiu sua declaração a elogios. "Nos encheram de orgulho a todos", disse em nota destacada pelo La Nación.
A boa imagem que o país consegue passar com uma operação sem acidentes até agora omite do debate as responsabilidades pelo trabalho arriscado dos mineiros. O assunto só foi posto em pauta pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o chileno Juan Somavía. Ele afirmou que as insuficientes medidas de segurança provocaram o acidente dos mineiros. "O Chile tem a oportunidade de exaltar a coragem destes mineiros e, ao mesmo tempo, se transformar no líder dessa mudança", ressaltou.
O olhar unicamente emocionado sobrou até para o principal responsável pelo setor, o ministro da mineração. Ele tomou a frente dos trabalhos de resgate e apareceu no Emol ao confessar que não conteve o choro vendo a chegada de Ávalos.
O ambientalista venezuelano, Erik Quiroga, chegou a sugerir, em entrevista a agência de notícias espanhola EFE, que o dia 13 de outubro fique conhecido como o Dia Mundial do Mineiro.
Na região da mina, já se planeja fazer um museu. O entusiasta da ideia é o prefeito de Talcahuano, Gastón Saavedra. O destaque do novo ponto turístico seria a cápsula Fênix, hoje usada no resgate.
       
                                                                    fonte : terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário